Não há dúvidas do poder da cultura de Pentecostes na vida das crianças e dos adolescentes. Para isso, inicialmente, é preciso reconhecer que a evangelização, desde o ventre materno, proporciona às crianças e aos adolescentes fazer a experiência do Batismo no Espírito Santo, concedendo-lhes a graça de viver a infância e a adolescência de modo a respeitar suas fases.

Tudo isso sem sair da presença do Senhor, vivendo um perene Pentecostes, partindo de uma vida de Igreja, vivendo em comunidade, fazendo a experiência da pessoa de Jesus e podendo ser sal da terra e luz do mundo onde estiverem. Dessa maneira, faz-se real a missão do Ministério para crianças que diz: “O Ministério para Crianças e Adolescentes visa levá-los a fazer a experiência do batismo no Espírito Santo, nos grupinhos de oração por meio de orações, músicas, leitura da palavra de Deus, vivência dos carismas, utilizando uma linguagem adequada à criança e ao adolescente.”

Fica evidente, assim, que o principal intuito do Ministério para Crianças e Adolescentes é obedecer a ordem de Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais, pois delas é o Reino dos céus.” (Mt 19,14)

A criança será criança e o adolescentes será adolescente, passando por essas fases permeadas do amor de Deus que se derrama sobre elas, podendo levar isso como testemunho a outras crianças e adolescentes. Dessa maneira, também se atende o pedido de Nossa Senhora, que nas aparições de Fátima convidava crianças e adolescentes a rezar (primeiro grupinho de oração).

Toda essa descrição da experiência de uma vida no Espírito para crianças e adolescentes, para muitos ainda é algo difícil de entender, porém faz-se necessário abrir os olhos para a essa realidade, pois quando a criança é conduzida para essa experiência, é algo realmente extraordinário e outras crianças se sentem chamadas, edificadas pelo testemunho, querem experimentar o que o coleguinha do grupo experimentou.

Vamos ser esses braços de Jesus, que acolhe e traz para perto, entendendo que a criança e o adolescente são seres capazes de vivenciar uma experiência profunda do Espírito Santo em suas vidas. Por isso temos um lema- para crianças e para os adolescentes: Aqui tem criança aqui tem chama! Aqui tem adolescentes, tem chama ardente!