“Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lhe, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.” (Mt 26, 26-28).

 

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que a Igreja, solenemente, comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão por nossas ruas, onde temos a oportunidade de louvar e bendizer o Senhor pelo dom inestimável da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se torna alimento e remédio para cada um de nós.

Todos somos convidados a participar dessa Procissão, uma vez que esta é a mais importante de todas, uma vez que é a única em que próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares encontramos o costume de se enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.

Recordemos um pouco a história: A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon (+1258), que recebia visões, nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia. Na Itália, quando o Pe. Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giácomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”. Em 11 de agosto de 1264, o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

O Papa Francisco nos ensina: “Que os concertos de evangelização que se realizam em seu país nesta festa, despertem a fé em todos, para que recebendo o Corpo e o Sangue de Cristo, se possa experimentar o seu amor cada vez mais profundamente. Eu os abençoo de coração. Que a Eucaristia, mistério do amor, seja para todos vocês fonte de graça e de luz que ilumina os caminhos da vida, sustento nas dificuldades, e conforto sublime no sofrimento de cada dia.”.

“Que o Santo Sacramento, que é o próprio Jesus, seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz!”

 

Fraternalmente,

 

Pe. Heldeir Gomes Carneiro

Arquidiocese de Palmas

Assessor do Brasil CONCCLAT