LEVANTA-TE, BRASIL, DE JOELHOS!

“A Eucaristia é verdadeiramente um pedaço do céu que se abre sobre a terra, é um raio de glória da Jerusalém celeste, que atravessam as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho”. (Ecclesia de Eucharistia , Carta Encíclica de João Paulo II)

Intercessores, a forma mais sublime de oferecermos nossas orações como sacrifícios de louvor ao Pai e ação de graças, convergem na Eucaristia, pois como diz o catecismo é “fonte e ápice de toda vida Cristã” (nº 1324). Ao participarmos da celebração eucarística, estamos como Igreja, com Maria, aos pés da Cruz, unidos à oferta e à intercessão de Cristo.
Ao instituir a Eucaristia na última ceia celebrada com os seus discípulos, Jesus transformou aquele momento em memorial, ou seja, o sacrifício que Cristo ofereceu uma vez por todas na Cruz torna-se sempre atual, agora de forma incruenta (sem o derramamento de sangue): “Isto é o meu Corpo que será entregue por vós”, e “Este é o cálice da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados, fazei isto em memória de mim”. (Lc 22,19-20)
Quando participamos do banquete eucarístico, estamos em comum unidade em intercessão como Igreja militante (espalhada sobre toda a terra) à Igreja triunfante, ou seja, aos que já estão na glória do céu, com a Santíssima Virgem Maria e todos os santos e santas. “O Sacrifício Eucarístico é também oferecido pelos fiéis defuntos (Igreja padecente), que morreram em Cristo e não estão ainda plenamente purificados” (Catecismo 1370 e 1371).
O Papa João Paulo II inaugurou o período de outubro/2004 a outubro/2005 como o Ano Eucarístico por ocasião do 48º Congresso Eucarístico Internacional que aconteceu em Guadalajara (México). Assim, como membros do Corpo místico de Cristo servindo na Renovação Carismática Católica no ministério de intercessão, somos convocados a viver esse mistério de fé por uma maior participação na Eucaristia (se possível diária), bem como ter mais momentos de Adoração a Jesus Sacramentado.

“A Eucaristia é também o sacrifício da Igreja. A Igreja que é o corpo de Cristo participa da oferta da sua Cabeça. Com Cristo, ela mesma é oferecida inteira. Ela se une à sua intercessão junto ao Pai, por todos os homens. Na Eucaristia, o sacrifício de Cristo se torna também o sacrifício dos membros do seu Corpo. A vida dos fiéis, seu louvor, seu sofrimento, sua oração, seu trabalho, são unidos aos de Cristo e à sua oferenda total, e adquirem assim um valor novo. O sacrifício de Cristo presente no altar dá a todas as gerações de cristãos a possibilidade de estarem unidos à sua oferta”. (Catecismo 1368 e 1369)

Orientações Práticas:

1. Devemos buscar freqüentemente o sacramento da reconciliação (penitência) para nos aproximarmos da eucaristia de “mãos limpas e coração puro”. A Eucaristia e a Penitência são dois sacramentos intimamente unidos.

2. Se possível uma vez por mês a equipe de serviço da intercessão e todas as outras que puderem, participem da eucaristia como intenção pelo grupo de oração e pelas pessoas que dele participam.

3. Que no período de out/2004 a out/2005, nós busquemos mais momentos de Adoração a Jesus Sacramentado, em horas santa, mas principalmente em adoração silenciosa, pois o Santíssimo é fonte inesgotável de santidade.

Atenção: Durante o ano de 2004 está acontecendo a campanha nacional de intercessão que se chama: LEVANTA BRASIL! Esse mês os responsáveis são: Acre e Distrito Federal, caso ainda não saiba, veja no site da RCC: www.rccbrasil.org.br/antigo/.

Intenções do Mês

• Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, sua saúde e seus 26 anos de pontificado.
• Pelos Bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos(as), para que vivam intensamente o chamado de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo.
• Pelos governantes das nações, para que pela Sabedoria de Deus possam governar, promovendo uma justiça social e assim reine a Paz no mundo.
• Pelo Conselho Nacional da RCC, seu presidente Reinaldo B. dos Reis e todas as Comissões e Ministérios, para que o Espírito Santo continue a conduzir a RCC.
• Pelo novo Presidente – eleito, Marcos Volcan, para que coordene, a partir de janeiro, a Renovação Carismática Católica do Brasil com sabedoria e coragem profética, sempre aberto às moções do Espírito Santo.
• Pelo 2º Retiro Nacional por Cura Interior (AGAPETERAPIA) – 29 a 04 de novembro em Campinas/SP.
• Pelo Encontro Nacional de Jovens que acontecerá de 12 a 15 de novembro em Vila Velha/ES.
• Para que o Projeto Nacional de Evangelização da CNBB: Queremos Ver Jesus – Caminho, Verdade e Vida produza frutos de profunda conversão em todo o Brasil.

Escritório Nacional da RCC
Cadastre-se, enviando seu nome
e endereço completo para:
rccbrasil@rccbrasil.org.br
Tel.(0xx15) 3211-3339

Coordenador Nacional do
Ministério de Intercessão:
Vicente G. de Souza Neto
martmari@terra.com.br
Tel.: (0xx21)2254-8450