Deus existe por si mesmo. “Eu sou Aquele que Sou’’ (Ex 3-14). Portanto, ninguém conhece a Deus, sem que alguém o tenha apresentado.

A plenitude da misericórdia de Deus vem no sim de Maria, que no berço de seu ventre o Verbo se fez carne e habitou no meio de nós.                                                                                                                                                                                                     

O Senhor, em sua infinita misericórdia, quis ser gerado em Maria e, no seio de uma família, usou de sua bondade para nos ensinar que, no berço da família, é que se vive as obras de misericórdia.

A família é, e precisa ser, o celeiro da misericórdia; pois, dar de comer a quem tem fome, beber a quem tem sede e vestir ao nus, remete aos primeiros cuidados do ser humano, como por exemplo, cuidar de um recém-nascido.Qual pai ou mãe deixa um filho chorando porque está com fome, com sede ou com frio? Na família já se aprende a receber e dar estes cuidados.

Tem que ser motivo de alegria receber os parentes em casa e a eles dar hospitalidade; isto remete à pousada aos peregrinos.

É papel insubstituível dos pais a educação moral e cívica dos filhos. Nisto consiste o ensinar os ignorantes, dando bons conselhos e corrigindo os que erram.

Quantas famílias sofrem com entes queridos que estão atrás das grades. É somente se aproximando de situações assim que se compreende o amor de pai e mãe. Aqui está o ato de misericórdia de visitar os presos!

Perdoando as injúrias e consolando os aflitos, sofrendo com paciência as fraquezas do nosso próximo: Eis o vasto campo de treinamento que se encontra no seio da família, berço da misericórdia!

A oração é o combustível que precisa mover as famílias; portanto, se faz necessário orar uns pelos outros (rezando a Deus pelos vivos) e orar por aqueles da família, que já não estão mais aqui (orar pelos defuntos). É imprescindível celebrar Missas por estes, bem como, rezar sempre por suas almas. “Por isso, a família é o lugar onde os pais se tornam os primeiros mestres da fé para seus filhos”. (Amoris Laetitia). 

Esta bela escola de oração, convivência e práticas de misericórdia, necessita ser implantada na família; portanto, como já diz o ditado popular, isto precisa vir  de berço!

Desde o início da criação, Deus não quis que o homem vivesse só. Ele quis lhe dar alguém, com quem pudesse compartilhar a alegria e ele tinha um projeto fascinante: a família! Um lugar especial que é o berço da misericórdia, um lugar onde a família fosse protegida, amada, cuidada e respeitada. Um lugar onde as pessoas podem encontrar felicidade num abraço sincero, num olhar verdadeiro, num dialogo honesto, onde se sintam protegidas e amadas, um lugar sagrado, onde o amor e o perdão caminham  juntos!

“É, pois, indispensável e urgente que cada homem de boa vontade se empenhe em salvar e promover os valores e as exigências da família” (Familiaris Consortio)

Reliezer e Alessandra Teodoro

Coordenadores do Ministério para as Famílias do Estado do Tocantins

Grupo de Oração Mensageiros da Paz