Dando continuidade à Catequese sobre a Remissão dos Pecados, iniciada quarta-feira passada com o tema Batismo, Papa Francisco falou hoje (20) sobre o “poder das chaves”, símbolo bíblico da missão que Jesus confiou aos Apóstolos.

O primeiro ponto abordado por Papa Francisco foi o Espírito Santo como protagonista do perdão dos pecados. Segundo ele, quando Jesus ressuscitado aparece aos apóstolos e sopra o Espírito Santo, Ele transmite uma vida nova regenerada pelo perdão. “Jesus, transfigurado em seu corpo, agora é homem novo, que oferece os dons pascoais frutos da sua morte e ressurreição”, disse. Dons dos quais o próprio Espírito Santo é a fonte.

O Pontífice ainda ensinou que o Espírito Santo traz o perdão que passa pelas chagas de Jesus. “Estas chagas que Ele quis conservar; também neste momento Ele no Céu faz ver ao Pai as chagas com as quais nos redimiu. Pela força dessas chagas, os nossos pecados são perdoados”, disse.

O segundo elemento refletido pelo Santo Padre é o poder que Jesus concede aos Apóstolos de perdoar: “É um pouco difícil entender como um homem pode perdoar os pecados, mas Jesus dá este poder. A Igreja é guardiã do poder das chaves, de abrir ou fechar ao perdão”.

Francisco ainda afirmou que muitas pessoas dizem confessar-se sozinhas, particularmente direto com Deus. Por isso, explicou: “Através do ministério apostólico, a misericórdia de Deus me alcança, as minhas culpas são perdoadas e me é dada a alegria. Deste modo, Jesus nos chama a viver a reconciliação também na dimensão eclesial, comunitária. E isto é muito bonito”. E acrescentou ainda: “A Igreja não é mestre do poder das chaves, mas é serva do ministério da misericórdia e se alegra todas as vezes que pode oferecer este dom divino”.

O Pontífice também pediu aos fieis que não se cansem de ir confessar-se e afirmou que todos precisam sempre pedir perdão. “Também o Papa se confessa a cada 15 dias, porque também o Papa é um pecador. O confessor ouve as coisas que eu lhe digo, aconselha-me e me perdoa, porque todos precisamos deste perdão”, contou. Chegando assim ao terceiro ponto de seu ensino: os sacerdotes como instrumentos para o perdão dos pecados.

“Deus te escuta sempre, mas no sacramento da Reconciliação envia um irmão para levar o perdão a você, a segurança do perdão, em nome da Igreja”. E dirigindo-se especialmente aos sacerdotes pediu-lhes que não maltratem os fiéis, mas que sejam brandos, benevolentes e misericordiosos.

Papa Francisco encerrou a Catequese pedindo aos fieis católicos: “Não nos esqueçamos de que Deus não se cansa nunca de nos perdoar; mediante o ministério do sacerdote nos dá um novo abraço que nos regenera e nos permite levantar e retomar de novo o caminho. Porque esta é a nossa vida: levantar-se continuamente e retomar o caminho”.

Ao final da audiência Papa Francisco recordou a celebração litúrgica da Apresentação de Maria Santíssima no Templo, que será comemorada amanhã, 21 de novembro, data dedicada às comunidades religiosas de clausura. O encerramento da audiência geral foi feito com oração e a bênção do Santo Padre.

Fonte: Rádio Vaticano