Todo batizado é vocacionado a ser discípulo e missionário. No mês de agosto a Igreja celebra todas as vocações: sacerdotal, familiar, religiosa e leiga. Dentro da família são geradas as vocações. Pois a família exerce sua missão em casa, na comunidade e até fora do seu país:

“… sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo.” (At 1,8)

Como Santuário da Vida é também Santuário das Vocações. A Família é o lugar sagrado onde nascem as vocações, lugar escolhido por Deus para gerar corações generosos ao serviço da Igreja e de sua missão no mundo, de levar o evangelho a toda criatura: homens e mulheres novos para um mundo novo.

Recordamos como exemplo aquela que é, juntamente com São Francisco Xavier, a padroeira das Missões: Santa Teresinha do Menino Jesus. Da vocação familiar de seus pais Santa Zélia Guérin e São Luís Martin, floriu a vocação religiosa de Santa Teresinha e suas irmãs, também carmelitas. São Luís e Santa Zélia foram o primeiro casal a ser canonizado em uma mesma cerimônia na história da Igreja. “Os santos esposos (…) viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus”, disse o Papa Francisco em 18 de outubro de 2015, durante a Missa de canonização.

Então, podemos nos perguntar: a nossa fé tem sido vivida em nossos lares? Nossa fé tem chegado nas realidades que estamos vivendo? Ou está fechada e indiferente aos acontecimentos?  A fé precisa fazer a diferença, pois ela vence o mundo:

“Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”  (I Jo 5,4)

Somos convidados a pensar na nossa vocação como família e se a nossa família, que é santuário das vocações, está gerando Discípulos e Missionários.

Jesus veio revelar que Deus é Pai. Todos nós que fomos batizados em Cristo devemos nos revestir de Cristo, nos configurar com Ele. Somos herdeiros dessa promessa e a nossa vocação revela a face de que somos filhos de Deus.

Carregamos na nossa vocação a promessa! Promessa de vida! É a partir da nossa fé que compreendemos o Chamado do que Deus faz a cada um e como Família. Essa fé nos lança no amor-serviço, nos entregando na doação de nós mesmos. Como discípulos sempre em formação, devemos sempre estar aos pés do Mestre ouvindo. O discípulo seguidor é alguém que vive a sua fé, a partir da sua vida cotidiana, em um processo de conversão.

É na família onde se vive e transmite os valores do amor, da fraternidade, da convivência, da partilha, da atenção e do cuidado um com o outro. O Amor serviço se traduz em grande parte em cuidar da fragilidade dos outros, vivendo o amor misericordioso do Pai. Assim como o Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, anima e orienta a Igreja de Cristo, a igreja doméstica precisa ser animada e orientada pelo mesmo Espírito. O Espírito Santo vai alargando o nosso coração para o Amor-serviço, assumindo a missão que o Senhor nos confiou.

Deus nos chama a viver a nossa vocação familiar. E aquele que nos chama também nos envia e nos capacita com os dons do seu próprio Espírito.

 

Sueli Félix da Silva Feital e Anderson Feital Mendes

Coordenadores Estaduais do Ministério

 

para as Famílias da RCC Roraima