“Mas amamos porque Deus nos amou primeiro” (I João 4, 19)

A oração é um gesto de amor. É a ação do homem em direção àquEle que o ama e atrai para si; o lugar onde encontra repouso para sua alma. O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar”(CIC 27).

Conforme a história da Salvação, o homem traz em si a marca do pecado original que o separa da Graça vivificante. Porém, em Jesus Cristo, este elo é restabelecido gratuitamente. “Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”(Romanos 6, 23).

Percebemos que as lutas e desafios constantes, por vezes nos causam desânimo ou frieza espiritual, mas não podemos deixar de vivenciar o amor, Santa Teresinha nos ensina a pequena via, que nos leva a perfeição do amor, a pequena via de Teresinha é um caminho pelo qual nos tornamos ofertas de amor a Deus nas pequenas coisas do dia a dia. Isso significa, que mesmo um simples gesto ou esforço, quando realizados por amor a Deus é uma valiosa oração.

Contudo, compete a nós tomarmos a decisão, qual via seguir, o Salmo primeiro, fala de dois caminhos, e nos orienta sobre a capacidade de fazer escolhas e as consequências delas advindas. Quando optamos pelo caminho que leva a Deus,  precisamos romper com sentimentos de ódio, rancor, ressentimento, egoísmo que divide primeiramente o interior do homem, desfigurando-o, levando-o a própria destruição, e também causa divisão na vida em comunidade e na vivência fraterna, as Sagradas Escrituras nos alerta: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído. Toda cidade, toda casa dividida contra si mesma não pode subsistir”(Mateus 12, 25).

Porém, o amor, a bondade, a paz, a justiça, a esperança; são valiosas atitudes que restituí a harmonia e a inteireza do homem. Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos”(Filipenses 4, 8).

Quando juntamos a nossa miséria ao Coração de Jesus, a Sua Misericórdia nos torna um, Nele e por Ele, renovando nossas forças. Bem sabemos o quão é difícil esse processo de nos unirmos ao Senhor e sermos renovados por Ele, quando contamos apenas com as nossas próprias forças.

Contudo, Jesus não nos deixou desamparados, clamou ao Pai para que mandasse o Espírito Santo para ficar eternamente conosco, para nos ensinar e recordar todas as coisas, segundo Evangelho de São João, Capítulo 14. Quando não sabemos como orar, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza, ele intercede por nós, conforme Romanos 8, 26.

Portanto, a Oração, a restituição do Amor e da Unidade, devem acontecer, primeiramente, dentro de cada um de nós. A partir desse “Acontecer em nós” o Amor, a nossa Oração renovada, transbordará até o irmão, até as nossas famílias, em nosso Ministério, em nossa missão. Porque o Amor de Deus é a fonte primeira, de todas as coisas.

Lúcia Fátima Lopes Silvério
Ministério de Intercessão RCC São Paulo

 

INTENÇÕES PERMANENTES

1.  Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2.  Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e fidelidade;

3. Pelo Novo Serviço Internacional – CHARIS e seus membros;

4.  Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;

5.  Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

6.  Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

7.  Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;

8.  Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCC;

9.  Pela casa de missão da RCCBRASIL no Marajó e pelos missionários e missionárias;

10.  Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;

11.  Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;

12.  Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

13.  Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

14.  Pela erradicação dos vírus causadores da Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.

 

INTENÇÕES DO MÊS

 

– Pelo Encontro Nacional do Ministério para Seminaristas – RENASEM, 06 a 10 de janeiro no Rio de Janeiro;

– Pela Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários – ENFLM, 11 a 21 de janeiro em Guaratinguetá – SP;

– Pela Escola Nacional de Comunicação – ENACOM de 12 a 21 de janeiro em Cachoeira Paulista – SP;

– Pela Reunião do Conselho Nacional, 18 a 22 de janeiro em Lorena – SP;

– Pelo Encontro Nacional de Formação – ENF, 22 a 26 de janeiro em Cachoeira Paulista – SP.