A experiência do batismo no Espírito Santo vivida no dia de Pentecostes, a mesma que aqueles jovens viveram em Pittsburg/EUA, no Fim de Semana de Duquesne, que acontece em cada Grupo de Oração, e em cada “Vem”, não é o fim, mas o começo de uma vida nova, a Vida conduzida pelo Espírito. Para que possamos viver essa vida nova que Jesus nos propõe é preciso cultivar a graça do Espírito Santo em nossa vida.

No dicionário vemos que perseverar quer dizer: continuar, ficar, permanecer. É aquilo que Jesus nos ensina no Evangelho de João “’Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, essa dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5).

Se, aqueles jovens depois do retiro, tivessem parado de orar, de se encontrar, certamente a chama do Espírito em seus corações teria se apagado. Eles “ficaram”, “continuaram”, e foi graças a essa perseverança que hoje nós podemos viver essa graça. É necessário permanecer! Ficar ligado! Porque por nossas forças não vamos conseguir chegar ao céu. Assim como o galho precisa estar ligado na videira, para receber a seiva que o manterá vivo, nós precisamos estar ligados em Cristo para receber a água da vida, que nos manterá vivos em Deus.

A efusão do Espírito Santo precisa ser diária, precisamos clamar todos os dias e, várias vezes ao longo do dia: Vem Espírito Santo! Santa Elena Guerra, a apóstola do Espírito Santo, nos ensina que “O Espírito Santo virá sobre ti na medida das tuas disposições e do teu desejo”. Quando mais desejarmos, clamarmos e nos abrirmos ao Espírito Santo, mais Ele virá sobre nós.

Se olharmos para a Sagrada Escritura vemos que muitos até tiveram um encontro com Jesus, mas nem todos perseveraram nesse caminho. Assim na nossa caminhada de Igreja, muitos não estão mais conosco. A perseverança é o segredo da nossa caminhada com Deus. Porém perseverar não é fácil, as dificuldades vêm. Não pensemos que os Apóstolos, depois do dia de Pentecostes, tiveram uma vida tranquila, muito menos aqueles jovens da Universidade de Duquesne. Quantas provações, quantas tempestades, quantas lutas. Tudo vem para nos tirar do caminho de Deus, pois sabemos que é nesse caminho de perseverança que somos curados, forjados, santificados, pelo Espírito Santo que age diariamente em nossa vida.

A Carta aos Hebreus vai nos dizer: “corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador da nossa fé, Jesus” (Hb 12,1b). É uma luta, um combate diário, mas aqui está o segredo para perseverarmos: manter os olhos fixos em Jesus, viver uma vida de intimidade com Ele, buscar viver, nas pequenas coisas do nosso dia a dia, a fidelidade à Palavra e aos ensinamentos de Jesus. É de Jesus que emana a força que precisamos para perseverar, é do coração d’Ele que jorra eternamente a água da vida. Já nos dizia o profeta Ezequiel: “tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte onde chegar a torrente haverá vida” (Ez 47, 9b).

Jesus fez essa promessa aos Seus discípulos e hoje a nós: “mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 10,22). Eles conseguiram, perseveraram, foram até o fim, deram a vida por Jesus. Foram sustentados pelo Espírito Santo. Hoje nós também somos convidados a essa assumir essa promessa e, da mesma forma, receberemos a ajuda do Divino Amigo das nossas almas, para perseveramos na graça de Deus até o último dia das nossas vidas e assim, quando chegar o grande dia, ouvirmos as palavras de Jesus: “Vinde benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo” (Mt 25, 34).

Daiana Bellei Rehbein

Grupo de Oração Monte Tabor

Arquidiocese de Chapecó/SC