A palavra síndrome vem do grego sundrome, que significa reunião. Costumeiramente chamamos de síndrome o conjunto de sinais e sintomas que caracterizam determinada condição ou situação, geralmente relacionados a uma doença. Algumas síndromes são bastante conhecidas, como por exemplo, a síndrome de Down ou síndrome de Estocolmo.

A síndrome de Adão e Eva (ainda que o termo possa estar distorcido aqui) tem sua origem nos relatos do pecado original, narrados no livro de Gênesis, no capítulo 3, onde, após romperem o pacto feito com Deus, Adão e Eva são interpelados por Ele a respeito do que acabara de ocorrer.

À pergunta de Deus se Adão havia comido do fruto proibido responde ele: A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi. (Gn 3, 12) Em seguida, respondendo a pergunta de Deus do por que teria Eva feito tal coisa, ela responde: A serpente enganou-me e eu comi. (Gn 3, 13)

Creio que esteja ficando claro o que quero dizer com síndrome de Adão e Eva. Esta síndrome faz com que o sindrômico não assuma os seus erros, as suas falhas, as suas ações negativas e procure repassar a outro a culpabilidade do seu ato.

Veja que grave. Adão, antes mesmo de acusar Eva, de certa forma, coloca a culpa no próprio Deus que pôs a mulher ao seu lado, ou seja, em princípio, na resposta de Adão, a culpa original é de Deus. Em seguida ele a acusa que, por sua vez, acusa a serpente.

Escrevendo este artigo me recordei daquela propaganda onde um padre comete o pecado da gula e Deus fala com ele sobre o assunto e ele responde a Deus, gerando um diálogo próximo a: Padre olha a gula. Senhor olha a massa. Também não posso deixar de recordar a atitude da grande parte dos políticos que colocam a culpa sempre nas costas dos outros, especialmente dos seus adversários, ou mesmo de lideranças religiosas que ao assumirem um posto procuram embutir toda a culpa das suas próprias dificuldades na figura de seu antecessor ou de seus colaboradores.

Mas infelizmente essa síndrome não é restrita a propaganda, a política ou as lideranças religiosas. Ela está em nosso dia a dia, quando nos assemelhamos a eles, não assumindo a nossa parte na culpa, ainda que a nossa parte não seja o todo, mas com certeza continua sendo uma parte.

Fazendo uma leitura livre deste capítulo de Gênesis, me dá a impressão que Deus, ainda que o homem e a mulher tivessem se rebelado comendo do fruto proibido, esperava deles o reconhecimento do seu erro e um pedido de reconciliação. Parece-me que Deus vai dando oportunidades a eles para pedirem perdão e eles vão deixando escapar esta oportunidade por entre os dedos e, ao invés disso, pecando cada vez mais e com isso se distanciando ainda mais de Deus, cada vez que não assumindo a sua própria culpa, acusa a outro.

Peçamos a Deus que nos cura, que nos cure desta síndrome de Adão e Eva, para podermos assumir a nossa responsabilidade, reconhecermos que somos pecadores e nos lançarmos em seus braços misericordiosos.

 

Sergio Henrique Speri

Grupo de Oração O Cristo Ressuscitado