Oito dias após o Natal, no dia 3 de janeiro, a Igreja Católica celebra a solenidade do Santíssimo Nome de Jesus. A festividade marca a Circuncisão de Jesus, um ato cumprido por São José conforme a tradição judaica. Neste momento, o nome foi oficialmente dado ao Menino, como ordenado pelo anjo. A razão para o nome é clara: “porque Ele salvará o seu povo de seus pecados”.
O Santíssimo Nome de Jesus não foi escolhido por mero acaso, mas foi dado pelo Céu, como revelado nas Sagradas Escrituras. De acordo com o Evangelho de São Lucas, o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela conceberia e daria à luz um filho, a quem deveria chamar de Jesus, pois Ele salvaria o povo de seus pecados.
O Nome acima de todo nome
O poder do nome de Jesus é enfatizado ao longo do Novo Testamento. A Ressurreição de Jesus glorifica o nome do Deus Salvador, tornando-o o “Nome acima de todo nome”. Os discípulos de Jesus operam milagres em Seu nome, e a invocação desse nome abençoado tem o poder de curar, ressuscitar e realizar maravilhas.
A tradição cristã também destaca a importância do Nome de Jesus na oração. Todas as orações litúrgicas concluem com a fórmula “por Nosso Senhor Jesus Cristo”, e a Ave-Maria culmina com a invocação ao “Fruto do Vosso ventre, Jesus”. O nome de Jesus é o cerne da oração cristã e do Rosário.
Tradição que fortalece a espiritualidade
O Papa Clemente VI, em 1530, concedeu à Ordem Franciscana a celebração do Ofício do Santíssimo Nome de Jesus, dando início a uma devoção mais formalizada. A monograma “IHS”, utilizado por São Bernardino de Sena, Santo Inácio de Loyola e os jesuítas, sintetiza o significado do nome de Jesus como “Salvador dos Homens”.
A veneração do Santíssimo Nome de Jesus não é apenas uma tradição, mas uma prática que oferece ajuda nas necessidades corporais e confiança nas provações espirituais. A tradição destaca a importância e o poder intrínseco deste nome sagrado na teologia cristã.
Em um mundo onde desafios espirituais e físicos são constantes, a solenidade do Santíssimo Nome de Jesus é uma oportunidade para os fiéis refletirem sobre o significado deste nome sagrado e reconhecerem o poder que ele representa na tradição cristã. Assim, a Igreja continua a cumprir a palavra de São Paulo: “Para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos”. (Fp 2,9 -10)
ORAÇÃO
“Jesus, no teu nome há poder. No Céu, na terra e nos infernos, sob todo o universo está teu santo nome. Clamando a ti, queremos alcançar as graças necessárias para nossas vidas. Não o que queremos, mas a tua santa vontade. Que teu nome seja amado e adorado. Amém.”
Santíssimo Nome de Jesus, rogai por nós!