No dia 10 de agosto, é celebrado o Dia da Solidariedade Cristã, uma data que nos convida a refletir sobre os ensinamentos de Jesus e a importância de viver a solidariedade no cotidiano. O Ministério de Promoção Humana da Renovação Carismática Católica (RCCBRASIL) tem um papel fundamental na promoção desses valores, atuando diretamente no resgate da dignidade e identidade das pessoas à imagem e semelhança de Deus, abrangendo todas as dimensões do ser humano: física, emocional, social e espiritual.

O Ministério de Promoção Humana, segundo Sheila Damaceno, coordenadora do Ministério, baseia-se em três pilares fundamentais: acolhida, pastoreio e caridade social. “O grupo de oração é nosso campo de missão, e, a partir do batismo no Espírito Santo, buscamos resgatar a dignidade da pessoa em sua totalidade”, explica Sheila. Essa missão é vivida diariamente, inspirada pela parábola do Bom Samaritano (Lucas 10, 25-37), que ensina a importância de aproximar-se do próximo, cuidar e acompanhar, elementos centrais na prática da caridade evangélica.

O Dia da Solidariedade Cristã, embora sem uma origem claramente definida, é uma oportunidade para reforçar os laços de fraternidade entre os cristãos. Ele nos lembra do nosso compromisso com o Evangelho e com a missão de servir e salvar, assim como Jesus fez. Neste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destacou a fome como uma causa a ser combatida, o que alinha perfeitamente com os esforços do Ministério de Promoção Humana em suas ações cotidianas.

A solidariedade cristã é um princípio fundamental da doutrina social da Igreja, conforme destaca o Compêndio da Doutrina Social da Igreja:

"O princípio da 'solidariedade confere particular relevo à intrínseca sociabilidade da pessoa humana, à igualdade de todos em dignidade e direitos, ao caminho comum dos homens e dos povos para uma unidade cada vez mais convicta".

(PONTIFÍCIO CONSELHO “JUSTIÇA E PAZ”. Compêndio da Doutrina Social da Igreja).

No trabalho do Ministério de Promoção Humana, a educação da comunidade sobre a importância da solidariedade e da justiça social é contínua. “Nós buscamos viver a doutrina social da Igreja em tudo o que fazemos, promovendo a solidariedade e combatendo as desigualdades”, ressalta Sheila. Essa educação não é apenas teórica; é vivenciada através de ações concretas que promovem a autoestima, a confiança e a felicidade, tanto para quem ajuda quanto para quem é ajudado.

É consenso a importância da solidariedade cristã na sociedade atual. Ela se manifesta na prática de atos concretos de amor e cuidado com o próximo, especialmente com os mais pobres e sofredores. O Papa Francisco nos lembra que a verdadeira solidariedade vai além de gestos esporádicos de generosidade, “é muito mais, supõe a criação de uma nova mentalidade que pense em termos de comunidade. Não é só questão de ajudar os outros, isso é muito bom fazer, mas é mais. Trata-se de justiça”. Ou seja, a solidariedade é uma luta constante por uma sociedade mais justa, onde todos tenham acesso a uma vida digna.

Sheila conclui com uma mensagem de encorajamento: “Seguir Jesus significa promover os sinais de vida e de ressurreição. A solidariedade cristã é um princípio que todos os cristãos batizados são chamados a viver diariamente, não apenas como um gesto ocasional, mas como uma prática constante que transforma vidas e constrói uma sociedade mais justa e fraterna.”

Neste Dia da Solidariedade Cristã, sejamos inspirados a viver a solidariedade como um princípio permanente, refletindo o amor de Jesus em nossas ações diárias e contribuindo para um mundo mais justo e solidário.