A missa da noite de sábado, dia 28, do ENF foi realizada no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho e presidida por Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília, e concelebrada por Dom Orlando Brandes, novo arcebispo da Arquidiocese de Aparecida. No início da celebração Dom Aparecido acolheu Dom Orlando pelos seus cuidados com a casa da mãe Aparecida.
Na meditação da liturgia, o bispo começou dizendo “Deus está aqui! Estamos na barca de Pedro”. E reforçando o sentido da barca para os cristãos lembra uma pintura de Santo Afonso que continha a seguinte frase em latim “sempre agitada pelos tormentos e sempre vitoriosa”. E continua, “o cristão deve ter três grandes amores, amor a Eucaristia, amor ao Papa e a Virgem Maria”.
Dom Aparecido alertou “a RCC não pode de modo algum desprezar a unidade, mas deve saber reconhecer que essa é uma graça do Espírito Santo”. E fez outros alertas, “um carismático que não é missionário é péssimo! Se não formos missionários seremos menos católicos”. Lembrou de uma frase muito dita por Dom Orlando, “bíblia na mão, palavra de Deus no coração e pé na missão”.
Ele explicou que devemos sair da nossa zona de conforto, porque do nosso sim podem acontecer grandes coisas em 50 anos, ou até mesmo no dia de amanhã. “E se nos perguntamos o que fazer pelo Brasil? É simples: se eu coloco água nas talhas Jesus faz o milagre”, falou. E lembrando da Virgem Maria, dom José Aparecido reforçou que ela guardava tudo em seu coração, no entanto não ficava em sua zona de conforto. Quando o anjo fez o anuncio logo ela saiu em missão para ajudar sua prima.
Dom Aparecido também falou um pouco sobre a história de São Tomás de Aquino, doutor da Igreja. Seus escritos enriquecem a espiritualidade e a formação dos cristãos. Desde muito pequeno, ele se dedicou a compreender perguntas teológicas como, “quem é Deus?”. Também meditava sobre a cruz de Cristo. E concluiu a homilia dizendo “Esse é a alegria que temos que dar as pessoas, a cruz de Cristo”.
Ao fim da celebração a Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, homenageou Padre Eduardo, SJ, com um bolo em louvor aos seus 76 anos de vida e serviço a Igreja. Assim como por sua docilidade e prontidão em trazer a RCC para o Brasil.