Em outubro, o Portal da Renovação Carismática Católica do Brasil vai apresentar alguns artigos que explanam assuntos relacionados aos valores da família, especialmente no que se refere à educação dos filhos. O assunto será abordado por membros do Ministério para as Famílias e do Ministério para Crianças e Adolescentes da RCCBRASIL.

Serão reflexões sobre a temática à luz de um dos últimos documentos que a Igreja abordou isso, a exortação apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados:

1.         Onde estão os filhos?

2.         A formação ética dos filhos

3.         O valor da sanção como estímulo

4.         Realismo paciente

5.         A vida familiar como contexto educativo

6.         Sim à educação sexual

7.         Transmitir a fé

======================================================

 

Confira o quinto texto:

 

A vida familiar como contexto educativo

A família é a comunidade na qual, desde a infância, as pessoas podem assimilar os valores morais, tais como: honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. A vida em família é a iniciação para a vida em sociedade. (Catecismo da Igreja Católica 2207).

Muitos de nós já sabemos e até temos consciência de que a Família é a primeira escola de valores humanos, na qual se aprende o bom uso da liberdade, ou seja, por vezes falta-nos compreender que no ambiente familiar somos ensinados a discernir criticamente as diversas mensagens que são veiculadas por vários meios de comunicação a partir dos valores recebidos na vida familiar.

Muitos na sociedade vivem um extremo imediatismo, ou seja, preciso de tudo para hoje, para agora, não sabemos ou estamos perdendo a habilidade de esperar, logo uma das responsabilidades da família é educar os filhos, a futura geração para a capacidade de esperar, desenvolver não somente o conceito de planejamento, mas colocá-lo em práxis. Quando não educamos a criança para entender que nem todas as coisas são para o agora, precisa-se de mais tempo para se concretizar, com toda certeza estaremos cultivando crianças que provavelmente serão prepotentes. Vale ressaltar que em uma família sã a aprendizagem destes aspectos ocorre de maneira natural em função das exigências de convivência familiar.

Na família aprendemos a ser mais sociáveis, conseguimos nos relacionar uns com os outros, a escutar, partilhar, suportar, respeitar, ajudar, conviver.

Estamos aprendendo em família também a superar o desafio de conviver e tirar o máximo de proveito das novas tecnologias, como por exemplo, dosando o uso de celulares e tablets, monitorando os conteúdos que as crianças assistem, no momento das refeições procuramos estar reunidos à mesa.

 

Valdo Braga Landim e Sandra Calixto da Silva Landim

Coordenadores Nacionais do Ministério para as Famílias RCCBRASIL

Grupo de Oração Maná – Guará II – Distrito Federal

======================================================

Leia mais!

Leia  o documento completo que fala sobre o amor na família, a Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Amoris Lætitia, do Papa Francisco. Leia já!

 

Oração à Sagrada Família

Jesus, Maria e José,
em Vós contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
confiantes, a Vós nos consagramos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais haja nas famílias
episódios de violência, de fechamento e divisão;
e quem tiver sido ferido ou escandalizado
seja rapidamente consolado e curado.

Sagrada Família de Nazaré,
fazei que todos nos tornemos conscientes
do carácter sagrado e inviolável da família,
da sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
ouvi-nos e acolhei a nossa súplica.
Amém!