Santa Clara de Assis, sem sombra de dúvidas, é um exemplo de vida para todos nós cristãos. Especialmente por sua fidelidade, desprendimento e amor a Cristo. Seguindo os passos de São Francisco de Assis, Santa Clara traz a humildade e cuidado com o próximo como essência natural e transmite isso por meio de suas atitudes.

Em 1193, na cidade de Assis na Itália, nascia uma menina que seria exemplo de fé e humanidade para todos nós. De família rica, Clara aos dezoito anos já tinha o casamento sendo planejado pelos pais. Mas, o que eles não esperavam era a decisão ousada da filha: renunciar tudo para seguir a Cristo.

Com o profundo amor a Cristo e inspirada pela admiração a São Francisco de Assis. Numa noite de Domingos de Ramos, Clara deixa a casa dos pais em direção a pequena igreja conhecida como Porciúncula. A jovem teve seus cabelos cortados por Francisco simbolizando a oferta de sua vida e obediência a Cristo e recebeu o hábito penitencial. Assim, Clara se consagrava totalmente a Deus, mesmo diante da oposição de sua família.

Na igreja de São Damião, Clara dá um novo passo em sua missão e junto a outras irmãs consagradas inicia a Família Franciscana (Clarissas), sendo a mãe e modelo da Ordem. Local onde também testemunhou no período de enfermidade a confiança e resignação a vontade de Deus.

Santa Clara também é conhecida como a “Patrona da Televisão”, isso se dá pelo fato de que um ano antes de sua morte, a bela Clara de Assis participa da Celebração Eucarística sem sair de seu leito, por meio de uma graça divina. Ela preservou uma profunda fé na Eucaristia, tendo força de expulsar os homens violentos que desejavam invadir o Convento.

Que todo este exemplo de confiança, desprendimento e dedicação a Deus possa inflamar nossa alma pela graça do Espírito Santo, dando-nos mais força para seguir no caminho do Senhor e especialmente, para sermos testemunhos para aqueles que o próprio Cristo confia a nossa vida.

Fonte: Aleteia / Canção Nova