O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, afirma que o Advento “constitui precisamente o tempo favorável para a preparação do nosso coração”.

“Deixemo-nos transformar por Cristo, que mais uma vez quer nascer em nossa vida neste Natal”, assinala Dom Orani, em artigo enviado a agência católica de notícias ZENIT, hoje.

Segundo recorda o arcebispo, no próximo final de semana, começa o tempo do Advento, que assinala também o início de um novo Ano Litúrgico.

“No decurso dos quatro domingos do Advento, o povo cristão é convidado a preparar os caminhos para a vinda do Rei da Paz. O Cristo Senhor, que há dois mil anos nasceu como homem numa manjedoura em Belém da Judéia, deseja ardentemente nascer em nossos corações.”

Celebrar o Natal –prossegue o arcebispo– é “reconhecer que ‘Deus visitou o seu povo’. Tal reconhecimento não se pode efetivar somente com nossas palavras. A visita de Deus quer atingir o nosso coração e transformar-nos desde dentro”.

“A tão desejada transformação do mundo, a superação da fome, a vitória da paz e a efetiva fraternidade entre os homens dependem, na verdade, da renovação dos corações”, afirma Dom Orani.

Segundo o arcebispo, os fiéis são convidados, “em primeiro lugar, a aprender a ‘estar com Jesus’, e então nossa vida em sociedade verá nascer o Sol da Justiça”.

“Enquanto todos se voltam para o lucro comercial neste tempo que antecede o Natal, os católicos se preparam para que em seu coração haja espaço para o Verbo Encarnado que veio para salvar a todos.”

Dom Orani afirma que “celebrar bem a solenidade do Natal do Senhor requer que saibamos apresentar a Deus um coração bem disposto”, “um coração que busca com sinceridade a conversão é fonte de inestimável comunhão com Deus e com os irmãos”.

“Neste tempo de Advento não tenhamos medo de Cristo. ‘Ele não tira nada, Ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira’”, diz o arcebispo, cintando Bento XVI.

© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.