Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor. Considerada uma das festas mais emblemáticas do calendário litúrgico cristão, ela não marca apenas o anúncio do nascimento de Jesus Cristo, mas também celebra o momento do sim de Maria ao plano de Deus para a humanidade.

Nesse sentido, a festa da Anunciação do Senhor não é apenas sobre um evento histórico, mas sobre a resposta humana à vontade divina. Maria, uma simples jovem de Nazaré, teve sua vida transformada ao aceitar ser mãe do Salvador. Seu sim foi um exemplo de fé, confiança e disponibilidade para a vontade de Deus.

Descrito no Evangelho de Lucas, este episódio da história da salvação conta que Maria é visitada pelo anjo Gabriel que anuncia que ela conceberá e dará à luz um filho, a quem dará o nome de Jesus. Sem pestanejar, Maria responde com humildade e submissão: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1,38). Essa simples frase retrata o momento em que Maria aceita a missão confiada a ela, um exemplo concreto para a humanidade sobre o valor de um sim a Deus.

Portanto, entende-se a Anunciação do Senhor não apenas como uma celebração a encarnação de Jesus Cristo, mas também como uma oportunidade para que cada cristão reflita sobre a própria resposta à vontade de Deus. Isso significa que, assim como Maria, somos chamados a dizer sim ao plano divino, mesmo quando não compreendemos seus desígnios.

Tradicionalmente a Solenidade da Anunciação do Senhor acontece no dia 25 de março, ou seja, nove meses antes do Natal. Entretanto, em 2024 a data foi alterada para o dia 8 de abril em virtude da coincidência com a Semana Santa. Que possamos seguir o exemplo da Virgem Maria e, com fé e confiança, dizer sim aos planos de Deus conscientes de que Ele guia e abençoa cada passo deste caminho.