O mês de abril é marcado por duas datas importantes referentes a Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo. O dia 11 é declarado como o dia da sua memória litúrgica, já no dia 26 foi proclamada a sua beatificação, há quase 65 anos. Considerada uma grande mulher e serva de Deus, Elena Guerra dedicou sua vida e apostolado à causa e serviço do Espírito Santo. Isso porque, foi uma das escolhidas para anunciar, como apóstola, a verdade e o movimento do Espírito Santo no meio da Igreja.

Breve história

Elena Guerra nasceu em Lucca (Itália), no dia 23 de junho de 1835. Integrante de uma família muito religiosa, sempre se mostrou com uma inteligência acima da média, especialmente para o estudo das línguas e das artes. Tanto que estudou e aprendeu em casa Latim, Francês, pintura e música.

Ainda aos dezenove anos pode despertar a consciência para a fragilidade da vida quando, após aprender enfermagem, prestou serviços a doentes com cólera. A atitude e a postura eram indícios da caridade cristã que já existia dentro dela. Após esta experiencia, e provavelmente pelo contato com tantas pessoas doentes, Elena contraiu uma doença misteriosa e ficou de cama por quase oito anos. Durante este tempo, ela se dedicou à meditação da Palavra e ao estudo dos Escritos dos Padres da Igreja – a Patrística – que foram determinantes para o seu futuro como Beata.

Em 1865 foi curada misteriosamente e, três anos depois, participou de uma peregrinação pascal em Roma juntamente com seu pai, Antônio, quando teve a oportunidade de visitar às Catacumbas dos Mártires, momento em que confirmou o desejo pela vida consagrada. Ainda nesta mesma viagem, em 24 de abril de 1870, pode assistir a uma sessão do Concílio Vaticano I e ao voltar para Lucca deu início à formação de uma comunidade religiosa feminina que em 1882 culminaria na fundação da Congregação das Irmãs de Santa Zita, dedicada a educação cultural e religiosa da juventude. É neste período que Santa Gemma Galgani se torna “sua aluna predileta”.

Elena Guerra morreu em 11 de abril de 1914, em Lucca, aos 78 anos de idade, onde foi sepultada na capela da Casa Mãe de sua congregação. Sua causa de beatificação foi introduzida em 1948 sendo beatificada pelo papa João XXIII, em 26 de abril de 1959, quando a chamou de ‘apóstola do Espírito Santo’.

Apostolado

Em 1886, após sentir o primeiro apelo interior a trabalhar de alguma forma para divulgar a Devoção ao Espírito Santo na Igreja, Elena escreve secretamente, muitas vezes ao Papa Leão XIII, pedindo para que o pontífice convidasse “os cristãos modernos” a redescobrirem a vida segundo o Espírito. O Santo Padre a atende e dirigi à toda igreja documentos que podem ser considerados responsáveis pelo que é chamado de “retorno ao Espírito Santo”, são eles: A breve “Provida Matris Charitate” de 1895; a Encíclica “Divinum Illud Munus” em 1897 e a carta aos bispos “Ad fovendum in christiano populo”, de 1902.

Em outubro de 1897, Elena é recebida em audiência por Leão XIII, que a encoraja a prosseguir o apostolado pela causa do Espírito Santo e autoriza também a sua Congregação a mudar de nome, para melhor qualificar o carisma próprio na Igreja: Oblatas do Espírito Santo. No início, a maioria das irmãs que integravam a congregação ficou contra ela e suas ideias, chegando ao ponto de retirá-la da direção da Obra fundada por ela. A partir daí, Elena Guerra passa a se dedicar ainda mais à causa, aprofundando assim, o verdadeiro sentido do “retorno ao Espírito Santo”.

Além de seu trabalho de promoção do Espírito Santo, Irmã Elena Guerra também era conhecida por sua vida de oração e penitência. Ela jejuava regularmente e passava muitas horas por dia em oração diante do Santíssimo Sacramento. Ela era profundamente devota da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus. Durante sua vida escreveu muitos livros e artigos sobre a devoção ao Espírito Santo, incluindo “A Missão do Espírito Santo”, “O Reino do Espírito Santo” e “A Divina Consoladora”.

Um de seus famosos pensamentos são:

“Retornemos ao Espírito Santo para que Ele retorne a nós.”

-O que é que pode faltar à alma que pode dizer ao Espírito: «Vem»?”

“O Espírito Santo é a tua vida e tu não podes fazer nada de bom sem Ele”

A Congregação das Oblatas do Espírito Santo continua a realizar seu trabalho de evangelização e promoção da devoção ao Espírito Santo. A vida e obra de Irmã Elena Guerra continuam a inspirar e ajudar pessoas em todo o mundo até hoje. A devoção ao Espírito Santo promovida pela Beata é uma parte importante do Movimento de Renovação Carismática Católica no mundo, sendo ela intitulada Apostola do Espírito Santo e patrona da RCC no mundo.

Na sede do Escritório Nacional da RCCBRASIL, na cidade de Canas, São Paulo, há uma relíquia da Beata que fica exposta em uma capela no interior do prédio e está à disposição para visitação e veneração dos fiéis.