No dia 29 de setembro, a tradição cristã celebra a festa litúrgica dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. Esses seres celestiais representam a posição mais alta dos anjos e são referências no livro do Apocalipse como parte dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus e cada um deles carrega uma missão única.
A celebração dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel remonta ao século IV, mas foi no século XX que a Igreja Católica unificou a data de comemoração dos três principais arcanjos, tornando-a uma grande festa. Hoje, esta festa é uma oportunidade para os fiéis se voltarem para esses poderosos intercessores celestiais em busca de proteção, orientação e cura.
São Miguel: O Defensor Celestial
O nome do Arcanjo Miguel tem um significado profundo em hebraico: “Quem como Deus”. De acordo com as Escrituras, ele é um dos sete espíritos que estão diante do trono do Altíssimo, o que o coloca entre os grandes príncipes celestiais e ministros de Deus. No Antigo Testamento, o profeta Daniel se refere a São Miguel como o príncipe protetor dos judeus. No entanto, no Novo Testamento, ele é reconhecido como o protetor dos filhos de Deus e de Sua Igreja. Isso se deve à compreensão de que, até a segunda vinda do Senhor, estamos envolvidos em uma batalha espiritual contra as forças malignas que desejam nos derrotar. O livro do Apocalipse descreve um combate nos céus em que Miguel e seus anjos lutam contra o dragão, prevalecendo sobre as forças do mal (Ap 12, 7-8).
São Gabriel: O Mensageiro Divino
O nome do Arcanjo Gabriel, mencionado nas profecias de Daniel, possui um significado revelador: “Força de Deus” ou “Deus é minha proteção”. São Gabriel é extremamente reconhecido por sua missão singular como mensageiro celestial. Foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, mais significativamente, trouxe a notícia do evento mais importante da história: a encarnação de Jesus Cristo. No Evangelho de Lucas, lemos sobre como Gabriel foi enviado por Deus a Nazaré para anunciar a Maria que ela seria a mãe do Salvador.
São Rafael: Deus cura
Assim como São Miguel e São Gabriel, São Rafael é um dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus. Seu nome significa “Deus cura” e reflete sua missão de cura e auxílio. A história de Rafael é encontrada no livro de Tobias no Antigo Testamento, em que, por meio dele, Deus restaura a visão do piedoso Tobias, demonstrando que sua presença, assim como a de Miguel e Gabriel, é discreta, amiga e crucial. Quando Tobias estava em busca de alguém para acompanhá-lo em sua jornada, encontrou o anjo Rafael, sem perceber sua verdadeira natureza celestial. Rafael desempenhou um papel fundamental ao guiar Tobias e auxiliá-lo em suas necessidades.
Reze aos Santos Arcanjos
Oração a São Gabriel Arcanjo
Ó Deus, que entre a multidão dos Anjos escolhestes o Arcanjo Gabriel para anunciar o mistério de vossa Encarnação; concedei-nos benignamente que, celebrando sua festa na terra, possamos sentir os efeitos de sua proteção no céu. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
São Rafael Arcanjo
O nome Rafael vem do hebraico e quer dizer: “Deus te cura” ou “Medicina de Deus”. É um dos três Arcanjos mencionados na Bíblia. No livro de Tobias (Tb 12, 15), encontramos: “Eu sou Rafael, um dos sete anjos que permanecem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença”. Foi o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhar o filho deste numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa.
Oração a São Rafael Arcanjo
Ó Deus, que destes o Arcanjo Rafael como guia ao vosso servo Tobias em seu caminho, concedei-nos também que ele sempre nos guarde e nos preste o auxílio de sua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.