Neste dia tão especial em que celebramos o dia de Santa Cecília, mártir da Igreja Católica e padroeira dos músicos, recordamos com alegria a vida daquela que entregou sua vida por amor a Jesus Cristo, e que tanto toca nossos corações com seu testemunho de fé, simplicidade e coragem, dentre tantas virtudes que sua vida revela a nós!

Santa Cecília era uma jovem romana, filha de família rica, pagã e nobre. Dedicou-se aos estudos do evangelho, filosofia e música, em especial à música sacra. Desde muito nova, se convertera ao evangelho de Cristo e fizera secretamente votos de virgindade. Mas seus pais, mesmo contra sua vontade, promoveram seu casamento com o jovem Valeriano, também nobre romano.

Após o casamento, ela revela a Valeriano a intenção do seu coração para com Deus. O jovem, comovido pela sinceridade do coração de Santa Cecília, se compromete a proteger a pureza de Cecília e também se converte.  Desde então, as autoridades passaram a persegui-los até que foram presos e mortos por não renegarem sua fé em Jesus Cristo e recusarem-se a prestar culto aos deuses pagãos.

A vida de Santa Cecília foi um verdadeiro louvor a Deus! Com seu testemunho de amor pelo Senhor levou muitos a conversão e hoje intercede por todos aqueles que buscam seu auxílio na oração.

Dentre as tantas virtudes dessa santa querida, destacamos a sua humildade! Mesmo sendo de família rica, Santa Cecília despojou-se de tudo para viver integralmente a vontade de Deus. Ela entregou seu coração ao Senhor e Ele a completou! Somente um coração pequeno e humilde é capaz de reconhecer a grandeza do amor de Deus!

Nós músicos e artistas somos tentados muitas vezes a buscar nossos próprios interesses e reconhecimento. Isso é sinal de que nossos olhos se perderam do foco que é Jesus Cristo. É necessário reconhecer que sem o Senhor nós não somos nada e que somos dependentes Dele totalmente, pois nossa missão é para que Ele cresça e nós diminuamos.

Santa Cecília sabia que seu canto era para glória de Deus e atrair os corações a Ele. Mesmo em meio à guerra e escuridão, ecoava o amor de Deus nos corações de quem ouvia seus hinos de louvor. E assim deve ser a nossa arte, um verdadeiro louvor a Deus e caminho para o outro encontrar-se com Ele!

Outra grande virtude desta mártir para nós músicos e artistas era sua modéstia. Santa Cecília buscava agradar a Deus nos detalhes, fazer a vontade Dele em cada ato de sua vida. Essa deve ser sempre a via motivadora para nós: fazer a vontade do Senhor!

Mais do que instrumentos nas mãos do Senhor, sejamos recipientes que estando cheio, não resta outra coisa a não ser transbordar. A nossa arte é dom de Deus em mim para o outro. O caminho para revelar ao mundo a beleza de Deus. Ela, nossa arte, é chamado de Deus para me santificar e instrumento para evangelizar, isto é, aquilo que Ele faz em mim, que eu reflita para o outro.

Assim, nossa vida, nossa arte, inclusive nossas vestes e comportamentos, precisam revelar Cristo em nós, mas que sejam verdadeiros: sejam reflexo da Verdade do meu coração. Não um comportamento motivado por meus interesses e vaidades, mas a real intenção do meu coração em agradar a Deus e testemunhar Seu amor em mim até que alcance o outro, de dentro para fora!

Por fim, dentre as tantas outras virtudes de Santa Cecília, outra que destaco era sua coragem! Com sua valentia, se recusou a fazer a vontade do mundo, pois seu coração era do Senhor! Isso porque ela era íntima Dele. O desejo ardente do coração de Santa Cecília, constrangido pelo amor de Deus, era louvar o Senhor de todo seu coração, com hinos de glória, de agradecimento, ainda que viessem as tribulações e perseguições!

Quantas vezes em nossas missões, por medo, deixamos de anunciar Jesus, caminhamos acabrunhados. Não é mesmo?

É preciso erguer nosso olhar e buscar a força do Espírito Santo para que Ele nos impulsione. Jesus nos disse que no mundo haveríamos de enfrentar tribulações, mas que tivéssemos coragem porque Ele venceu o mundo! Em Sua ascensão, Jesus nos deixou a promessa que o Espírito Santo viria e nos daria a força necessária:

“Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, na Judeia e Samaria, até os confins da terra” (Atos 1, 8).

Ele é a força que nos impulsiona! Não caminhamos sozinhos, mas caminhamos conduzidos pelo Espírito Santo! O Senhor sacia nossa alma, e, ainda que venham as tempestades, nos dá a força necessária para prosseguir.

Ele quer contar conosco! Estejamos rendidos a Ele de todo nosso coração para refletir Seu amor em cada arte ministrada, cada desenho, música, dança e teatro. Busquemos sempre ser impulsionados pelo Espírito Santo para irmos aonde Ele quiser nos levar.

Por intercessão de Santa Cecília, que sejamos um agrado ao coração de Deus como ela foi e que a nossa vida revele ao mundo que Jesus Cristo é o Senhor.

Santa Cecília, rogai por nós!

——————–

Kandysse Paola Freddi Possavats
Coordenadora Nacional do Ministério de Música e Artes