Exatamente nove meses antes do santo natal, a igreja celebra no dia 25 de março, a solenidade da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria. O “Fiat” de Maria. Entretanto, como neste ano a data coincidiu com o Domingo de Ramos, foi transferida para o primeiro dia após o Domingo da Misericórdia, ou seja, hoje,  9 de abril.O “Sim” por excelência! Tudo acontece na pequena cidade de Nazaré, segundo a narração do Evangelista Lucas no capítulo 1. Maria era prometida a José, um carpinteiro, descendente da casa real de Davi.
 
O Arcanjo Gabriel aparece e anuncia a chegada do Salvador. Maria muito jovem, se assusta diante de tal visita celeste e fala da sua condição de castidade que lhe fazia, até então, impossibilitada de gerar filhos, pois ainda não havia se casado.
No entanto, Deus na sua infinita bondade e em sua soberana escolha, fala através do seu mensageiro, de sua predileção pela jovem e com sua Proteção Onipotente lhe concede a santa maternidade de seu Filho Unigênito, pela ação poderosa do Espírito Santo!
 
Sim! O Espírito Santo desceu sobre Maria e a força do Deus Altíssimo a envolveu! E ela responde a este grande chamado. Se faz a serva das servas. A escrava do Senhor!
Santo Ambrósio nos ajuda a compreender este olhar da Santíssima Trindade à Nossa Senhora, quando nos diz, “Com razão, só Ela é chamada cheia de graça, porque só Ela conseguiu a graça que nenhuma outra merecera, a de ser cheia do Autor da graça”.
 
O lindo diálogo do anúncio da encarnação do Senhor nos dá a primeira parte da oração da Ave Maria, rezada por primeiro pelo Arcanjo Gabriel.
Por isso, devemos rezar com devoção e gratidão, essa tão nobre saudação, recorrendo à intercessão D’Aquela que não hesitou em servir a Deus, em submeter sua vida a vontade Dele com alegria.
“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco!”
 
Este santo anúncio ecoa durante os séculos, ano após ano, onde recordamos este grande acontecimento do Amor do Pai para com a humanidade.
É uma honra para nós celebrarmos esta data festiva da Anunciação, memória do grande dia, em que Cristo se fez nosso irmão e nos fez herdeiros dos tesouros celestes por meio do sim de sua amadíssima Mãe, que em seguida da visita do céu em sua casa, põe-se a servir sua prima Isabel também grávida e seguindo a tradição dos profetas, entoa um canto de louvor às maravilhas de Deus, o Magníficat, sendo a encarnação de Jesus, a maior delas.
 
“E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14a).
 A promessa se cumpre! Jesus, o Messias, veio morar entre nós! Aleluia!
Nossa Senhora da Anunciação, rogai por nós!
 
Luciana Neves
Grupo de Oração Água Viva
Presidente do Conselho Estadual da RCC Santa Catarina