A Igreja Católica celebra hoje (12) a festa litúrgica do Beato Carlo Acutis. Conhecido como “ciberapóstolo”, Carlos fez do seu computador um instrumento a serviço de Deus e da internet uma via para evangelizar, divulgando o seu amor pela Sagrada Eucaristia.

História do Beato

Carlo Acutis nasceu em Londres, Inglaterra, em 1991, mas cresceu em Milão, Itália. Ele era um adolescente comum, apaixonado por tecnologia, amante de pizza e ávido jogador de videogame. No entanto, sua vida foi marcada por uma profunda espiritualidade que o levou a uma busca incansável por Deus em meio às complexidades do mundo moderno.

Ele usava a tecnologia e suas habilidades de programação para criar um site que catalogava e promovia milagres eucarísticos em todo o mundo. Assim, buscava compartilhar a presença de Deus com as pessoas de sua geração, utilizando uma linguagem que elas entendessem. Essa abordagem inovadora lhe rendeu o título de “Ciberapóstolo da Eucaristia”.

Falecido prematuramente em 2006, aos 15 anos, vítima de uma forma agressiva de leucemia, o beato personifica a visão do Papa Francisco de “santos de calça jeans”. Sua história inspiradora mostra que a santidade é um chamado universal, acessível a todos, e que a fé pode ser vivida de maneira autêntica no mundo moderno. 

TESTEMUNHO DE FÉ E DEVOÇÃO

Esse é o caso do jovem Everton Alves Guilherme, 29 anos, que mora na cidade de Franca, Diocese de Franca no estado de São Paulo. Atualmente, ele serve a Jesus no Grupo de Oração Jovens Conectados em Cristo, da Paróquia São Sebastião e Santo Antônio, e está como Coordenador do Ministério Jovem pela RCC do estado de São Paulo.

Em entrevista ao portal da RCC, Everton deixa um testemunho forte de fé e devoção ao beato Carlo Acutis.

Arquivo pessoal

 

“Falar de Carlo Acutis, é uma alegria muito grande, pois referencio a minha vida nele, baseada em 3 grandes falas que ele nos apresentou através da sua história de santidade:

Beato Carlo Acustis disse: “Estar sempre com Jesus é o meu projeto de vida”, essa frase sempre me traz à memória da minha vida, e o desejo de me preencher e pertencer somente a Jesus. A partir da minha experiência com a Pessoa de Jesus, eu nunca quis viver meu projeto de vida fora dEle, e olhar para a vida do Beato Carlo Acutis que sempre desejou viver com Jesus, em Jesus e por Jesus, me anima o coração a permanecer”.

 

“Beato Carlo Acutis, no dia 10 de outubro de 2006, pede para receber a unção dos enfermos e a Santa Comunhão, pois teve a certeza de que em breve morreria, e essa data me marcou muito, pois é o dia do meu aniversário, e a partir desse acontecimento e olhando para a história do Beato, em todas as datas do meu aniversário eu sou chamado a refletir ainda mais sobre os passos de santidade na minha vida, se realmente eu estou cumprindo com a vontade de Deus, visto que Ele me concede a graça do dom da vida. E ainda, no dia 10/10/2022, ele foi beatificado em Assis, e eu me senti presenteado por Deus naquele dia, aos meus 28 anos de idade sendo completados, e contemplar um adolescente sendo beatificado.”

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

 

“Beato Carlo Acutis disse: “não eu, mas Deus”, e essa fala dele me faz buscar crescer na vida espiritual. O Senhor, desde que vivi uma experiência de amor com Ele, me convida a viver a Sua Cruz, e me ofertar por ela, em tudo que vivo. Então, me deparar com o Beato dizendo que em tudo é Deus, é exatamente compreender que Deus deve se fazer na totalidade da minha vida, onde não há espaço para os meus desejos e vontades, e em tudo “não eu, mas Deus”. Em tudo sempre deverá ser Deus.

Eu busco contar sempre com a intercessão do Beato Carlo Acutis, e tenho clamado um milagre por sua intercessão, e creio em breve poder partilhar que eu alcancei esse milagre”.

"Que o Beato Carlo Acutis nos ensine a santidade, e por sua intercessão nos ajude a amar a Eucaristia”.

Everton Alves Guilherme

Influência para os jovens carismáticos

A juventude carismática do estado de São Paulo está vivendo a novena em honra ao Beato Carlo Acutis, e se preparando para celebrar o dia dedicado a ele, dia 12 de outubro. Além disso, a 13ª Edição da Missão Jesus no Litoral, realizada pela Renovação Carismática Católica de São Paulo, acontecerá entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2023, com um foco temático na vida do Beato Carlo Acutis e na devoção à Virgem Maria, a quem o Beato dedicou seus sacrifícios.

Por fim, foi criada uma Escola Estadual de Formação Missionária, que recebe o nome de “Escola Estadual Carlo Acutis – Vida e Missão”.