No dia 8, o bispo de Marajó (PA), Dom José Luiz Azcona, recebeu, da Assembleia Legislativa do Pará, a comenda “Mérito Nossa Senhora de Nazaré”, pelos trabalhos prestados no combate a pedofilia no Estado.

“O trabalho realizado pela Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI), da Assembleia Legislativa, que apura crimes de abusos sexuais contra jovens e adolescentes, representa o ponto alto do exercício do Legislativo, uma vez que vem buscando fazer justiça a milhões de crianças e adolescentes, que por 24 horas são ameaçados por bandidos”, disse dom José, ao ser homenageado na Assembleia Legislativa.

A entrega da comenda faz parte do calendário anual da Assembleia de homenagear, no mês da realização do Círio de Nazaré, personalidades com atuação destacada em prol da sociedade.

Dom Azcona recebeu a comenda como reconhecimento ao apoio importante que deu à CPI da Pedofilia, sendo um dos primeiros a denunciar casos de abuso sexual contra jovens e adolescentes na ilha do Marajó. O bispo lamentou a falta de estrutura do poder judiciário que não dá conta de apurar todos os casos de abuso sexual naquela região. “Conforme levantamento da CPI, foram 25 mil casos em cinco anos. Por isso, considero que o judiciário deve se reestruturar para dar conta dessa realidade”, afirmou o bispo.

Fonte: CNBB