A Capela Nossa Senhora de Pentecostes, situada na sede nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, em Canas-SP, foi dedicada solenemente em uma missa histórica no último domingo. A celebração contou com a presença de Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo da Diocese de Lorena, que presidiu a missa de consagração do altar e do templo, ao lado de padres, diáconos e fiéis.

A cerimônia começou do lado de fora da igreja, ainda com as portas fechadas, simbolizando o ato de entrega da capela a Deus. Sob orientação de Dom Vladimir, foi o pároco local, Padre Genaro Augusto Brandão, que abriu as portas, iniciando oficialmente a celebração.

Dom Wladimir começou sua homília destacando o profundo significado do altar, que simboliza o sacrifício de Cristo, ressaltando a importância de honrar o altar ao passar por ele, fazendo um sinal de vênia. “O altar é símbolo do próprio Cristo por isso, os sacerdotes, beijam o altar ao início e ao término das celebrações”, reforçando o respeito e a reverência necessários em um espaço sagrado.

Utilizando passagens do Antigo Testamento, o Bispo traçou paralelos entre a dedicação da capela e a Arca da Aliança, que no passado foi abrigada por uma tenda até que o Rei Davi, após uma inspiração, ordenou a construção de um templo digno de Deus. “Após a entronização da arca o templo se tornou ponto de encontro com Deus, do alimento espiritual, um lugar sagrado”. Por fim, fez ainda um paralelo entre o Templo e o nosso corpo. “Nós somos o templo de Deus, através do nosso batismo, e o espírito de Deus mora em nós”, acrescentou Dom Vladimir, exortando os presentes a tratarem o próximo com respeito e valorizarem o próprio corpo como morada divina.

A celebração seguiu com a oração da ladainha de todos os santos, cantada pelo salmista, enquanto os fiéis se ajoelhavam em reverência. Após o cântico, o bispo ungiu o altar e as paredes da capela com óleo abençoado e usou incenso para purificá-los, marcando o espaço como sagrado. O altar foi adornado e, em seguida, as velas, representando os apóstolos Marcos, Mateus, Lucas e João, foram acesas, preparando o altar para a celebração eucarística. Dom Vladimir incensou mais uma vez o altar e acendeu o santíssimo sacramento da capela Nossa Senhora de Pentecostes.

Após a celebração, Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, fez um discurso emocionante. Ele destacou o simbolismo da capela como uma “casa consagrada ao Senhor” e expressou gratidão pela dedicação de tantas pessoas na construção do templo. “Essa capela já é, e pretende ser ainda mais, um centro de estímulo ao Senhor e um local de peregrinação para toda a família carismática e para todos os católicos de boa vontade”, afirmou Vinícius.

O presidente da RCCBRASIL também relatou os esforços de figuras importantes da história do Movimento, como Reinaldo Beserra, Marcos Volcan e Katia Zavaris, na construção da Sede e da Capela e agradeceu aos membros do Conselho Nacional e aos coordenadores estaduais e diocesanos da RCCBRASIL, que mobilizaram generosas doações ao longo do último ano. Um agradecimento especial foi dirigido a Klaus Newman, engenheiro civil que supervisionou a obra e renunciou a qualquer honorário em serviço à Igreja.

Um novo marco para a RCCBRASIL

A missa de dedicação foi mais um marco significativo para a RCCBRASIL. Segundo Vinícius Simões, o projeto da capela foi sonhado há muitos anos pelo Conselho Nacional e foi o primeiro edifício a ser erguido na Sede Nacional, sendo finalizado só agora. Ele também registrou uma profecia que concretizou o projeto: “Erguei minha cruz sobre seus sonhos”.

Com a conclusão do templo, Vinícius expressou sua esperança de que a Renovação Carismática se fortalecerá ainda mais com as vitórias recebidas na consagração.

Padre Genaro Augusto Brandão, pároco local, finalizou com o decreto de reconhecimento da capela e agradeceu aos presentes, enquanto Dom Wladimir encerrou a celebração com a vitória final, marcando oficialmente a consagração deste espaço tão esperado.

A nova capela já se tornou um marco na comunidade católica carismática, um lugar destinado a acolher fiéis e proporcionar um espaço de encontro com Deus, onde, como destacou Vinícius Simões, “todos serão bem acolhidos e impactados pelo perene Pentecostes.”