Uma exortação a não se amedrontar! Esta foi a mensagem central do Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo (SP), na missa presidida na noite deste sábado (27), durante o ENF 2024.

Dom Odilo iniciou sua homilia destacando a importância de a Renovação Carismática Católica cumprir o que é próprio de sua identidade: “Quero encorajar vocês que continuem a realizar sua missão (…). Com a ajuda de Deus, ir ao encontro das pessoas. Levar o Querigma para aqueles que estão longe da Igreja e que se afastaram. Vocês têm essa capacidade de ir!”.

Citando a liturgia deste sábado, o cardeal falou sobre quando Davi caiu no pecado do adultério e indagou se cada um teria a mesma atitude do profeta Natan. “Nós somos rápidos em julgar e executar. E o que faz Deus? Deus perdoa! Ele perdoa quando vê sinceridade de coração e mantém a sua graça a Davi”, disse.

Passando para a reflexão do Evangelho, o presidente da Celebração afirmou que a passagem da tempestade acalmada pode ser uma parábola do que é a vida de cada um e da Igreja:

“A tempestade, o vento, as ondas, o medo dos apóstolos de afundarem mostram as lutas que devemos enfrentar todos os dias em nossa vida. Os apóstolos tentaram enfrentar a tempestade sozinhos e não conseguiram, mas lembraram que Jesus estava com eles. E o que é esse processo de falar com Jesus? É o processo de conversão, de voltar à Palavra de Deus e à oração”.

“Jesus é o único capaz de não nos deixar naufragar!”

Cardeal Odilo Scherer

O cardeal também exortou aos participantes que não tentem resolver os problemas e tempestades da vida e da Igreja sozinhos. “Quando queremos resolver as coisas por nossa conta, ficamos cheios de pavor!”, exclamou.

Em seguida, Dom Odilo salientou a importância de a Igreja caminhar toda em unidade e comunhão. Ele destacou ainda que “quando a Igreja não está em comunhão, ela não está como Jesus quer” e que mesmo quando a Igreja peca como Davi, o Espírito Santo volta a reconduzi-la. “O Espírito Santo não abandona sua esposa, Ele não abandona a Igreja”, finalizou.

Quarto dia do ENF 2024

Durante todo este sábado (27), os cerca de nove mil participantes do ENF 2024 viveram momentos de adoração, pregação, clamor ao batismo no Espírito Santo, além de conhecerem novas orientações e materiais da RCCBRASIL.

:: Confira a cobertura oficial do ENF 2024

:: Veja a galeria de fotos do ENF 2024