Rita de Cássica e Fabyani Silva, que estão na Uganda em missão pela RCCBRASIL, partilham sobre os sofrimentos do continente africano e nos convidam a, em unidade, intercedermos pelos nosso irmãos:

No mês de novembro comemoramos o nosso primeiro ano aqui em Uganda.  E em meio às missões alarmam-nos as notícias dos nossos países vizinhos. Sérios conflitos sociais que avassalam os nossos irmãos africanos. Desolação, mortes, fome, perseguição. Dentre esses conflitos, queremos chamar a sua atenção para dois países aqui da África que sofrem com esses conflitos, Moçambique e República da África Central, e que a Igreja católica local de cada um tem clamado por socorro.

No dia 7 de novembro, os bispos católicos de Moçambique reuniram-se em Assembleia plenária em Matola (capital), para conclamar pela atual situação do país que depois de 21 anos de “paz” volta às tormentas: “Moçambique encontra-se hoje numa situação em que a paz está a ser espezinhada. Os acontecimentos das últimas semanas revelam que se optou por resolver as divergências pelas armas. Angustiados, testemunhamos que está a ser derramado sangue inocente, seja de civis seja de homens em armas, todos filhos desta nossa Pátria. Voltamos a ver as tristes imagens de mulheres e crianças a abandonarem as suas casas e refugiar-se no mato; povo a sofrer porque vítima de abusos e desmandos ligados ao clima de insegurança e agressividade que todo conflito acarreta.” E finalizam eles na assembleia: “Convidamos a todos os crentes a intensificar a oração pela paz. Como bispos e como cidadãos, reiteramos a nossa inteira disponibilidade em fazer tudo o que as partes diretamente envolvidas no conflito acharem legítimo e necessário solicitar-nos para que a paz prevaleça e seja consolidada.”

E na última sexta-feira, dia 22 de novembro, o Bispo da Capital centro-africana fez o seu apelo de emergência pela atual situação do país: “Ajudem-nos porque sozinhos nós não podemos!” Este foi o apelo de Edouard Mathos, Bispo de Bombari. Fala-se em risco de genocídio. Uma das dioceses acolheu em sua área mais de 35 mil cristãos fugidos de rebeldes. Há mais de 65 mil centro-africanos que fugiram para países vizinhos; 400 mil tiveram de abandonar suas casas e milhares de pessoas passando fome.

Duas regiões, dentre muitas outras da África, que passam por situações iguais ou piores a essas que descrevemos, mas viemos pedir a sua compaixão por estes dois países em que a Igreja se manifestou pedindo ajuda. Deus enviou a RCCBRASIL até a África e, estando aqui, como ficar indiferente às essas trágicas realidades de nossos irmãos africanos? Se um membro do corpo de Cristo sofre, os demais se compadecem. “Jesus quer que toquemos a carne sofredora dos outros” (Papa Francisco – Evangelii Gaudium), que toquemos as Suas chagas, sensibilizando-nos com os sofrimentos dos nossos irmãos.

Como missão assumimos interceder por esses nossos irmãos, pedindo para Deus a paz que só Nele encontraremos. E nessa intenção, convocamos a você que nos lê, que ouve nosso clamor, a unir-se a nós em oração por todos os países tomados pelos conflitos sociais e, de modo especial para este tempo, Moçambique e África Central.

Sugerimos que mobilize-se com seu Grupo de Oração e acrescente esta intenção de paz às suas orações. E caminhemos convictos de que seremos atendidos, pois esta é vitória que vence o mundo, a nossa fé!

Fontes: África Central: Vatican Insider e Moçambique: Rádio Vaticano