O louvor da gratidão: louvar a Deus, por tudo que Ele fez!

 

A paz de Jesus, meus irmãos!

“E Maria disse:

Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.” Lc. 1,46-56.

No Magnificat, Maria nos ensina o louvor da gratidão. Nos primeiros versos, ela exalta ao Senhor por aquilo que ele É (Conforme vimos na carta do último mês). Logo os próximos versos, Maria mostra o porquê de sua gratidão ao Senhor.

“Porque olhou para a sua pobre serva”

“Porque realizou em mim maravilhas”

“Sua misericórdia se estende de geração em geração”, e assim até o fim do cântico.

Uma busca simples no dicionário, logo vemos o significado de Gratidão: A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

Essa definição, realmente é simples, mas perfeita para nos mover ao louvor a Deus. O louvor da gratidão exige o ato do nosso reconhecimento. E como fica fácil louvar a Deus por aquilo que Ele fez, tudo é tão presente e vivo dentro e fora de nós. Leia o Cântico de Daniel, onde o profeta exalta toda a criação de Deus. Dan 3,52-90.

“Porque olhou para a sua pobre serva”

Aquele que é Poderoso e cujo o nome é Santo, olhou para mim, um pobre servo.

Como não lembrar as diversas vezes que Deus olhou para mim?

Como não ser grato a Deus, pois mesmo eu sendo tão pobre, Ele olhou para mim.

Quem sou eu Senhor para atrair o seu olhar? O Senhor sendo assim, tão Poderoso e tão Santo, porque se inclinou a mim? Eu não sou digno Senhor, de tão imenso amor.

Todas as vezes que vou ao confessionário, e recebo a absolvição dos meus pecados, eu vejo e sinto o seu olhar. E esse olhar me liberta, me lança novamente ao caminho do céu. Eu te louvo Senhor, porque olhou para o seu pobre servo.

“Porque realizou em mim maravilhas”

Aquele que é Poderoso e cujo o nome é Santo, realizou em mim maravilhas, e quantas foram essas maravilhas. Inumeráveis são Senhor as vossas obras em minha vida.

Uma canção de uma irmã do meu ministério diz: “Se não fosse Deus, o que seria de mim?”

Essa pergunta me faz olhar para o Evangelho, e perguntar:

O que seria daquela mulher que foi pega em adultério, pronta pra ser apedrejada, se não fosse lançada aos pés de Jesus?

O que seria de Zaqueu se Jesus não entrasse em sua casa?

O que seria daquela viúva de Naim, se Jesus não ressuscitasse seu filho?

O que seria daquele ladrão pregado ao lado de Jesus, que pediu que se lembrasse dele quando Jesus estivesse em seu reino?

Na vida desses e tantos outros no Evangelho, Jesus realizou maravilhas.

Se não fosse Deus, o que seria de você meu irmão e minha irmã? Quais foram as maravilhas que Deus realizou em sua vida? Faça agora o seu louvor de gratidão.

“Graças Pai, pelas coisas que me destes e pelas coisas que me negastes” (Graças Pai – Martin Valverde).

Também devemos agradecer a Deus pelas coisas que Ele nos negou. Tantas coisas sonhamos e desejamos no decorrer de nossas vidas. Lógico que o nosso pecado nos impede de alcançar muitas coisas. Mas, Deus também não permite que tantos outros sonhos e planos não se realizem. E é preciso louvar a Deus pelos seus “Nãos”. Pelas perdas em nossas vidas, e pelas dores que sofremos em nossa história. Pois sabemos que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus. (Rm 8,28)

Minha alma engrandece ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu salvador, porque o Senhor me deu a Igreja e a Renovação Carismática.

Como não ser grato a Deus por ter me dado à graça de pertencer a Igreja de Cristo? Onde nessa Igreja recebi os sacramentos do Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência\ Reconciliação e o Matrimônio. Sacramentos que me acompanham em toda minha vida me conduzindo à salvação.

E nessa Igreja conheci a Renovação Carismática Católica. Foi no meu grupo de oração Cristo Rei, no qual participo desde a minha infância que fui sendo formado e batizado no Espírito Santo. Foi por esse movimento que pude amar muito mais minha Igreja, amar a Eucaristia, as Sagradas Escrituras. Foi nesse movimento que recebi de Deus um ministério no qual posso servi-lo, mesmo sendo tão pecador. Eu louvo a Deus pela Renovação Carismática Católica.

Te convido também irmão e irmã, a louvar a Deus pela nossa Igreja, pelo nosso Papa e nossos Bispos, e pela nossa Renovação Carismática.

Vou encerrar a carta desse mês com um trecho do Livro da Patti Mansfield

“Deus me permitiu receber as palavras de Maria, como primeiríssima palavra pessoal que Ele me disse. Toda vez que ao longo dos anos, eu partilhei a história daquilo que aconteceu naquele Final de Semana em Duquesne, eu sempre incluí o Magnificat. Desde o primeiro momento, eu sabia que havia sido lançada no mistério da resposta de Maria a Deus. O Magnificat de Maria transbordou para dentro de minha vida e agora o meu próprio Magnificat. O “sim” que ela disse a Deus na Anunciação, de algum modo, tem-se tornado o meu sim.

De fato algumas semanas depois, quando pela primeira vez me senti imbuída do dom carismático da oração em línguas, fiquei convencida de que eu estava cantando o Magnificat de Maria em algum idioma para mim desconhecido. Eu me senti como se tivesse entrado na pessoa de Maria e lançada no âmago do seu louvor exultante. Quando o Espírito desceu sobre mim, eu também me senti repleta de alegria em Deus, meu salvador. Com Maria, eu queria proclamar: Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo o nome é Santo (Lc1,49)”

Ministério de Música e Artes, louvo a Deus pela vida de cada um de vocês. Mesmo não conhecendo a todos pessoalmente, mas sei que vocês estão aí, firmes em seus grupos de oração, cantando, tocando, ou em outras expressões artísticas. Meu louvor de gratidão é por cada um desse ministério, cada dançarino, ator e músico que entenderam que é a santidade que conduz e da sentido a cada serviço realizado na Igreja. Deus os abençoe e muito, meus irmãos!

Dia 22, dia da mobilização nacional de oração pelo Ministério de Música e Artes, cresçamos no louvor, reconstruamos esse pilar tão importante para a vida carismática.

Deus os abençoe!

 

Juninho Cassimiro

Coordenador Nacional do Ministério de Música e Artes

Renovação Carismática Católica do Brasil – RCCBRASIL

 

Faça o download da carta clicando aqui.