Nesta quarta-feira (01º), o Papa Francisco fez a reflexão da sexta bem-aventurança “felizes os puros de coração, porque verão Deus”. O Santo Padre explica que para contemplar a Deus é preciso entrar dentro de nós mesmos e com Sua ajuda crescer na pureza. Leia a catequese na íntegra.

———————-

Na sexta Bem-aventurança, referida no Evangelho de Mateus, é-nos prometida a visão de Deus e, para isso, requer-se a pureza do coração. Para podermos contemplar Deus, é preciso entrar dentro de nós mesmos e dar espaço a Ele, pois, como diz Santo Agostinho, “Deus é mais íntimo a mim mesmo do que eu próprio”. Segundo a concepção bíblica, o coração é este espaço interior da pessoa, onde ela aparece e se revê em toda a sua verdade. E uma pessoa bem ciente do que é, vive na presença do Senhor, conservando no coração só o que é digno d’Ele. Por outras palavras, um coração puro reconhece a parte de si mesmo que está sob o influxo do mal, arrepende-se do mal cometido e tudo faz para colocar também essa parte sob o impulso e guia do Espírito Santo. Por este caminho do coração, chegamos a ver Deus. Nesta visão beatífica, há uma dimensão futura, escatológica: é a alegria do Reino dos Céus, para a qual caminhamos. Mas há também a dimensão presente: ver a Deus significa ler os seus desígnios naquilo que nos acontece, reconhecer a presença d’Ele nos Sacramentos e nos irmãos, sobretudo pobres e doentes. Assim esta Bem-aventurança é o fruto das anteriores: se procurarmos saciar a sede de bem que nos habita e vivermos de misericórdia para com os outros, estamos num caminho de libertação que dura a vida inteira e nos conduz ao Céu. “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”.

 

Mensagem do Papa

Amados ouvintes de língua portuguesa, a todos saúdo e convido a viver com a Igreja inteira, em pensamento e de coração, a próxima Semana Santa, que coloca diante dos nossos olhos a Cruz onde Jesus assumiu e suportou toda a tragédia da humanidade. Não podemos esquecer as tragédias dos nossos dias, porque a Paixão do Senhor continua no sofrimento dos homens. Que os vossos corações encontrem, na Cruz de Cristo, apoio e conforto no meio das tribulações da vida; abraçando a Cruz como Ele, com humildade, confiança e abandono filial à vontade de Deus, tereis parte na glória da Ressurreição.

——————
Fonte: Vaticano