Na audiência geral desta quarta-feira, Papa Francisco continuou seu ciclo de catequese sobre a paixão de evangelizar. Relembrando a reflexão de duas semanas atrás, o Santo Padre dedicou atenção específica e profunda sobre o zelo evangélico usando como exemplo a postura de São Paulo, o Apóstolo dos Gentios. “Paulo não ignora o perigo de um zelo distorcido, orientado numa direção errada. Às vezes nos deparamos com um zelo mal orientado, obstinado na observância de normas puramente humanas e obsoletas para a comunidade cristã”, sublinhou o Papa.

“Não podemos ignorar a solicitude com que alguns se dedicam a ocupações erradas mesmo na própria comunidade cristã; pode-se vangloriar-se de um falso zelo evangélico enquanto se persegue, na realidade, a vanglória ou as próprias ideias ou um pouco de amor próprio”, repreendeu o pontífice. Que continuou explicando que o verdadeiro zelo evangélico está atrelado a ação. Não se pode anunciar o evangelho “parado, fechado em um escritório, na escrivaninha ou no computador, fazendo polêmicas como “leões do teclado” e substituindo a criatividade do anúncio com copiar e colar ideias tiradas daqui e dali. O Evangelho é anunciado movendo-se, caminhando, indo”.

Grande entusiasta de uma igreja em saída, Papa Francisco faz uma analogia entre o ato de anunciar o evangelho e o corpo humano, “os anunciadores são um pouco como os pés do corpo de Cristo que é a Igreja. Não há anúncio sem movimento, sem “saída”, sem iniciativa. Isto significa que não há cristão se ele não estiver a caminho, não é cristão se o cristão não sai de si para pôr-se a caminho e anunciar. Não há anúncio sem movimento, sem caminhar”.

Segundo Francisco, “é importante ter esta prontidão para a novidade do Evangelho, esta atitude que é um impulso, uma tomada de iniciativa, um ‘ir primeiro’. É um não deixar escapar oportunidades para promulgar o anúncio do Evangelho da paz, aquela paz que Cristo sabe dar mais e melhor do que o mundo”.

Ao final o Santo Padre pediu aos evangelizadores que não tenham medo de agir, de ir em frente para levar a beleza e a palavra de Jesus que é a grande novidade e que muda tudo. “Você está disposto a deixar que Jesus mude o seu coração? Ou você é um cristão morno, que não se move. Pense bem: você é um entusiasta de Jesus, vai em frente? Pense um pouco”, encerrou Francisco.