“A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos antepassados” (Hb 11, 1-2).

A fé é um dom gratuito que o Espírito Santo nos dá para que possamos experimentar concretamente o Poder de Deus.
Intercessor: é por meio deste carisma que chegamos ao coração de Deus e lá permanecendo, trazemos todas aquelas pessoas e situações que nos são apresentadas.
Na grande maioria das vezes, oramos e intercedemos por pessoas que estão afastadas de Deus e que até mesmo nem o conhecem, encontrando-se em situações de “cegueira espiritual”. Nestes casos, será a fé do intercessor que irá atuar para que o Senhor ouça as súplicas e clamores e assim cure, liberte e converta as pessoas pelas quais oramos.
Vemos atitudes de fé na sagrada escritura de pessoas comuns e até mesmo de pagãos que, ao se colocarem na presença do Senhor Jesus, numa atitude de inteiro abandono e confiança, alcançaram a misericórdia de Deus. Tanto suas vidas quanto das pessoas pelas quais elas intercediam foram transformadas. Alguns exemplos: Na cura do paralítico (cf. Lc 5, 17-26) pela fé dos amigos daquele homem, Jesus perdoa-lhe os pecados e o cura não só da “paralisia” espiritual como da física.
Algumas das expressões máximas de fé que encontramos nos evangelhos, foram de dois “pagãos”. Primeiro com a Cananéia (cf. Mt 15, 21-28), que não se deu por vencida mediante todos os empecilhos que lhe eram apresentados tanto por parte do povo que acompanhava Jesus quanto por Ele próprio. A Cananéia alcançou a libertação de sua filha. Outro exemplo é o servo do centurião (cf. Lc 7, 1-10), onde encontramos uma jaculatória que até hoje proclamamos na missa: ”Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dize uma só palavra e meu servo será curado”. Neste episódio, Jesus revela que nem em Israel encontrou tamanha fé.
A fé é um dom, um dom carismático (cf. 1 Cor 12,9) que nos faz crer que Deus age e intervém no momento que for de sua vontade (cf. Hb 11,6; 1 Jo 5,14-15).
A fé é um fogo, uma chama que precisa ser alimentada e mantida. O que a mantém alimentada e acesa é a oração pessoal. A oração é primordial na vida de todo cristão. A oração perseverante e assídua fortalece nossa fé vacilante e a torna firme e inabalável.
Intercessor: é importante abrir-se e pedir cada vez mais esse dom.

Reflexão Pessoal:
1. Leia, ore e medite nas passagens relacionadas acima, ou em outras que o Espírito Santo lhe revelar, procurando identificar-se com as situações (“entre” na cena).
2. A partir da dinâmica feita no item 1, peça que o Senhor pela ação do Espírito Santo venha lhe aumentar o dom da fé.

Orientação Prática: Orar em equipe pedindo o dom da fé carismática.

Agradeçamos a Deus pelo Congresso Nacional da RCC e que possamos colher os frutos da maturidade eclesial verificada nesses dias!

Atenção: Durante o ano de 2004 está acontecendo a campanha nacional de intercessão que se chama: LEVANTA BRASIL! Esse mês os Estados responsáveis são: Alagoas e Paraná, caso ainda não saiba, veja no site da RCC: www.rccbrasil.org.br/antigo/ ou na revista Renovação de Janeiro/Fevereiro.

Intenções do Mês

• Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II e sua saúde.

• No mês dedicado às vocações, oremos pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos(as), para que vivam intensamente o chamado de Deus, e pelas vocações matrimoniais e de leigos consagrados.

• Pelos governantes das nações, para que pela Sabedoria de Deus possam governar, promovendo uma justiça social e assim reine a Paz no mundo.

• Pelas eleições municipais (prefeitos e vereadores) em outubro.

• Pelo Conselho Nacional da RCC, seu presidente Reinaldo B. dos Reis e todas as Comissões e Ministérios, para que o Espírito Santo continue a conduzir a RCC. Pela escolha do novo presidente que ocorrerá em outubro.

• Para que o Projeto Nacional de Evangelização da CNBB: Queremos Ver Jesus – Caminho, Verdade e Vida produza frutos de profunda conversão em todo o Brasil.

Escritório Nacional da RCC
Cadastre-se, enviando seu nome
e endereço completo para:
rccbrasil@rccbrasil.org.br
Tel.(0xx15)211-3339

Coordenador Nacional do
Ministério de Intercessão:
Vicente G. de Souza Neto
martmari@terra.com.br
Tel.: (0xx21)2254-8450