O Senhor tem um sonho para cada uma de nós. Ele nos escolhe, nos elege e nos chama a fazer parte desse Sonho. A esse Sonho, damos o nome de VOCAÇÃO. Veja o que nos diz o Profeta Jeremias:
“Foi me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações”. Jr 1, 5
A vocação é nos apresentada por Deus. Ele nos chama a viver uma experiência de satisfação extrema. Hora! Sendo sonho de Deus para nós, viveremos realmente satisfeitos com seu exercício, pois estaremos pondo em prática, àquilo que foi projeto de Deus para nossas vidas. É algo que transcende a nossa vontade, está além do entendimento humano. A vivência plena da Vocação, se dá pelo divino se fazendo presente em nossas fragilidades.
A Vocação é um dom que Deus nos oferece, para a partir dele, exercermos de forma feliz, com propriedade, e de maneira especial, colocando-se a disposição do outro, como oferta de gratidão, pelo recebimento de tão precioso bem.
A Vocação, está ligada diretamente ao Chamado. O Senhor nos escolhe, nos elege e nos Chama pelo Nome. “E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: “Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu” Is 43, 1. Esse Chamado, é algo que independe de nós, daquilo que somos, ou vivemos. O Senhor quer nos fazer seus instrumentos a serviço da humanidade, por isso nos vocaciona e nos chama. Não será nossas condições humanas que determinarão nossa Vocação, e consequentemente o nosso Chamado. Vejamos alguns exemplos:
Deus Vocacionou e Chamou um velho, a ser pai de uma posteridade incontável (Abraão).
Deus Vocacionou e Chamou um fugitivo, com a língua presa, a ser aquele que libertaria os hebreus, Seu povo, da escravidão do Egito (Moisés).
Deus Vocacionou e Chamou um Jovem, vendido como escravo por seus próprios irmãos, a se tornar Governador do Egito, livrando seu povo da fome e miséria.
Deus Vocacionou e Chamou homens simples, a se tornarem profetas, e realizarem grandes feitos, não por seus próprios méritos e capacidades, mas por Graça e Misericórdia dos seus. Um simples pescador a ser líder de sua Igreja, um perseguidor, a pregar e morrer, pelo Evangelho.
Quando Deus nos escolhe, derrama sobre nós Seus Dons (Vocação), e nos chama a exercer esses dons. Provém então, que respondamos, ou sim, ou não. Essa Resposta trará consequências em tudo que vivamos em nosso Chamado. Deus espera de nós uma Resposta a esse Chamado, e nos dá total liberdade para escolhermos o que diremos a Ele, por isso nos dá a Vocação, como elo que une o Chamado à Resposta. A Vocação nos dá a Capacidade de entendermos o Chamado e Responder a esta, da melhor forma possível, que é: A VONTADE DE DEUS
Nunca houve, nem tão pouco haverá uma obrigação de Resposta ao nosso Chamado, mediante nossa Vocação. Essa é uma decisão, que o Próprio Senhor deixou em nossas mãos.
Que o Espírito Santo nos inspire, a darmos a Resposta certa, diante do Chamado que o Senhor nos faz a partir de nossa Vocação.
Rubens e Lusilânia
Coordenadores do Ministério
para as Famílias da RCC Paraíba