RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO

Março de 2006

“Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias”. (Lc 4,1-2)

“Por que não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado” (Hb 4,15).

Quaresma é um tempo de deserto e peregrinação espiritual, como o povo que caminhou por quarenta anos no deserto, tendo a frente Moisés que também em determinado momento ficou quarenta dias prostrado diante do Senhor em jejum e oração pelos pecados cometidos pelo povo (cf. Dt 9,9,ss). Porém, nós que agora somos o povo da nova e eterna aliança, nos associamos como Igreja ao mistério de Jesus no deserto.

O deserto era considerado pelos padres do deserto como o lugar em que, por estarmos em luta contra os “demônios” interiores, buscamos a força de Deus. O intercessor é um lutador e como tal, deve deixar que o Espírito Santo o conduza tanto na batalha quanto o faça entrar na glória de Deus. O tempo quaresmal é um período em que Deus revela seus laços de amor (cf. Os 1), perdoa, cura e nos liberta de nossas infidelidades, e assim, fala ao nosso coração como o fez com o profeta Oséias por meio de Seu Espírito (cf. Os 2,16).

É um tempo de grande ascese (exercício espiritual pela prática da meditação, oração e contemplação), onde nos deparamos com nossas limitações, imperfeições e pecados. Por meio da oração, do jejum e da esmola, vamos mortificando nossa carne (no sentido de nossas vontades), para que assumamos a Salvação conquistada por Jesus Cristo!

A nossa vocação: a vida no Espírito, passa pela ascese, ou seja, pela vigilância orante, uma vez que “O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,41). Sejamos humildes e não nos surpreendamos com nossas misérias, mas ao contrário, que neste período de quaresma vivamos na confiança, perseverança e constância no Espírito.

O exercício ascético consiste em apresentar ao Senhor nossas lutas, paixões e tentações interiores, tornando dócil nosso corpo, nossa mente e espírito para que subjuguemos nossas próprias vontades.

“O caminhão da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças”. (Catecismo 2015)

Reflexão: Aproveitemos esse tempo para práticas penitenciais, através de exercícios espirituais (orações de maior interiorização e contemplação dos mistérios da paixão), sextas-feiras penitenciais, sacramento da confissão, privações voluntárias, jejum e esmola (obras de caridade e missionárias).

Sugestão: Livreto Retiro Popular de Quaresma de D. Alberto Taveira. Ed. Loyola.

Preparação: Este ano o XXV Congresso Nacional que acontecerá de 06 a 09 de julho em Vitória (ES), terá como tema: Sede Santos! Assim, a partir deste mês, faremos uma intercessão de concórdia, por todas as equipes envolvidas na preparação.

A motivação deste mês será pedindo a intercessão de São José (festa dia 19 de março); façamos novenas individuais, neste propósito!

 

Intenções Permanentes

·    Pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as);

·    Para que os seminaristas, neste período de formação, sintam seu chamado confirmado;

·    Pelos poderes executivo, legislativo e judiciário, para que objetivem os valores cristãos.

·    Pelos governantes das nações, para que pela Sabedoria de Deus possam governar, promovendo uma justiça social e assim reine a Paz no mundo;

·    Pelo Conselho Nacional da RCC, os novos conselheiros e nosso presidente: Marcos Volcan. Pela unidade da RCC em todo Brasil, nos grupos de oração, equipes de serviço e núcleos e com as diversas expressões carismáticas.

·    Pelo Programas de TV da RCC: Na Canção Nova – Celebrando Pentecostes (domingo às 22:00 h) e Renovação em Ação na TV Século XXI (quarta-feira às 20:30 h e reprise no sábado às 18:30 h). Pelo Portal na Internet.

·    Pelo projeto do Centro de Formação Carismático, terreno e arrecadação para o mesmo.

·    Pelo Projeto Celebrando Pentecostes que continua, com seu propósito de difundir a espiritualidade de Pentecostes, na Igreja e no mundo.