Estão abertas as inscrições para a Missão Jovem na Amazônia. Inspiradas pelo apelo do Papa Francisco na JMJ 2013 – ‘Ide, sem medo, para servir’ – as Comissões Episcopais para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), decidiram organizar este grande chamado missionário.
A ideia da missão jovem veio também da realização de um seminário sobre o tema, realizado em 2012, ainda em preparação para a Jornada do Rio de Janeiro. A concretização do projeto veio no fim do ano passado com o 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, em que diversas dioceses tiveram a oportunidade de se candidatarem para receber uma missão juvenil.
As dioceses escolhidas para a primeira edição da Missão Jovem na Amazônia foram Roraima, Coari, Borba e Parintins (estas três últimas na Amazônia). Estas Igrejas locais vão receber 60 jovens selecionados de todas as regiões do país. Os escolhidos passarão por formação online e presencial, sendo enviados à missão na primeira quinzena de dezembro, ainda neste ano. Durante 10 dias estes jovens vão viver a realidade das dioceses da Missão, levando o amor de Cristo.
Com o término da missão, os jovens se reúnem para uma avaliação em Manaus (AM) entre os dias 13 e 15 de dezembro. Lá eles irão partilhar as experiências vividas e vão redigir uma carta destinada à Igreja no Brasil com intuito de fomentar outras iniciativas como essa, animando o caráter missionário dos católicos no país.
Quem quiser participar da Missão deve ter entre 18 e 35 anos de idade. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.jovensconectados.org.br/inscricoes-missao-jovem até as 23 horas e 59 minutos do dia 31 de maio.
Fonte: Zenit