Uma grande peregrinação dos padres à Basílica de Aparecida, em Aparecida (SP), está sendo organizada pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), para o dia 6 de fevereiro de 2010. A peregrinação fará parte da programação do 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), que acontecerá em Itaici, município de Indaiatuba (SP), de 3 a 9 de fevereiro. Na ocasião, a Comissão comemorará os 25 anos de realização do evento.

“(A peregrinação) será o momento propício de expressão do desejo de unidade, sinal do corpo presbiteral do Brasil, no louvor e ação de graças pelo Ano Sacerdotal e os 25 anos de Encontros Nacionais de Presbíteros”, disse o presidente da CNP, padre Francisco dos Santos, em carta enviada a todos os padres do Brasil.

Segundo padre Francisco, a celebração em Aparecida será o momento de visibilidade dos 25 anos de ENPs e de ação de Graças pelo Ano Sacerdotal. A missa será presidida pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha.

Leia a íntegra da carta do presidente da CNP

Amigo Presbítero.

Estamos nos preparando para a realização do 13º ENP, nos dias 03 a 09 de fevereiro de 2010, em Itaici, Idaiatuba/SP.

O tema: “ENPs: 25 anos celebrando e fortalecendo a comunhão presbiteral”. Lema: “Eu me consagro por eles” (Jo 17,19a).

Nossa CNP optou por celebrar a Eucaristia no Santuário de Aparecida, no dia 06 de fevereiro, sábado, às 09:00 horas, saindo os presbíteros delegados do 13º ENP de Itaici, numa grade peregrinação à Aparecida. Será o momento forte, celebrativo, de visibilidade dos 25 anos de ENPs e de Ação de Graças pelo Ano Sacerdotal.

O Presidente da Celebração Eucarística será o Exmo. Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana/MG e Presidente da CNBB.

Convidamos, portanto, todos os Presbíteros do Brasil para este grande momento de Ação de Graças. Sabemos que muitas Dioceses estão se programando em peregrinação dos Presbíteros à Aparecida.
Por isso, sugerimos que façamos juntos, neste dia 06.02.10, o Dia de Concentração dos Presbíteros com seus Pastores Bispos, na Casa da Mãe dos Sacerdotes, Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

Será o momento propício de expressão do desejo de unidade, sinal do corpo presbiteral do Brasil, no louvor e ação de graças pelo Ano Sacerdotal e os 25 anos de Encontros Nacionais de Presbíteros.
Contamos com o apoio e incentivo dos Representantes dos Presbíteros das Dioceses nos CRPs e CNP. Vamos juntos nesta grande peregrinação à Mãe Aparecida. Levem faixas identificando os Presbitérios de suas Dioceses.

Rogamos a intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, junto a seu Filho Jesus, para que o Ano Sacerdotal produza abundantes frutos de amor e misericórdia nos nossos Presbíteros e que os ENPs continuem no esforço e no exercício de sempre criar espaços para partilha, vivência fraterna e compromisso com o testemunho e o anúncio do Evangelho da vida.

Na Esperança do Senhor,
Pe. Francisco dos Santos
Presidente – CNP