“O desenvolvimento na internet nos últimos anos oferece uma oportunidade sem precedentes para ampliar as obras missionárias da Igreja, já que se tornou a principal fonte de informação e de comunicação” (São João Paulo II).

 

Nesta quaresma, estamos vivendo tempos difíceis devido à pandemia do coronavírus/COVID-19. Porém, devemos nos apropriar deste momento e usarmos de estratégias para potencializar a nossa evangelização. São João Paulo II nos exortava a utilizar a internet para ampliar a nossa missionariedade e, mais do que nunca, temos uma missão grandiosa nestes dias, afinal “àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos” (Ef 3, 20).

O presidente nacional da RCCBRASIL, Vinícius Simões, convocou toda a Renovação Carismática Católica a RESGATAR nossa identidade neste ano. Sabemos que o centro de nossa ação evangelizadora é o Grupo de Oração. Abraços, apertos de mãos, sorrisos, toques… Tudo isto faz parte da expressão da alegria e da fé do povo carismático. Contudo, neste período de quarentena e de isolamento social por conta da pandemia, não podemos deixar com que a graça do Batismo no Espírito Santo se extinga. Ao contrário, vamos intensificar nossas orações e ações em favor do nosso povo.

Somos convidados a utilizar o ambiente virtual para que nossos Grupos de Oração alcancem os servos e membros que se reúnem semanalmente nas capelas, igrejas, salões, universidades, seminários, entre outros. O ambiente será modificado, mas a força do Espírito Santo continuará sendo derramada sobre nós. Usemos também destes meios para chegar até as pessoas que ainda não vivenciaram um encontro pessoal com Jesus Cristo. Para muitos, pode ser um tempo de isolamento. Mas, para nós carismáticos, é tempo de lançar as redes, de ir ao encontro dos filhos e filhas amados de Deus e propagar a cultura de Pentecostes.

 

E como isso pode acontecer?

Como devo fazer para estender meu Grupo de Oração no ambiente virtual? Assim como a Samaritana (Cf Jo 5, 5-42) teve um encontro que mudou sua vida, nós temos que fazer com que nossos irmãos e irmãs bebam também desta água viva, porém através de Grupos de Oração Online. Para tanto, podemos usar vários canais de comunicação, tais como: Instagram, Facebook e Youtube para Reuniões de Oração abertas ou Hangouts, Google Duo, WhatsApp, Skype, Instagram (modo privado) e Zoom para reuniões de núcleo ou Grupos de Perseverança.

Fale com os comunicadores do seu Grupo de Oração e peça ajuda para escolher o melhor canal para seu público. Se não houver comunicadores no seu GO, procure o Coordenador do Ministério de Comunicação de sua Diocese ou entre em contato com a Coordenação Estadual. Não importa o meio, o que importa é fazer com que o anúncio de Nosso Senhor Jesus Cristo chegue a todas as criaturas (Cf Mc, 16-15). Alertamos que, ao realizar o Grupo de Oração Online, se houver mais de uma pessoa, não se esqueçam da higienização antes, durante e após a reunião como também evitem toques e contato físico.

Temos em nossas mãos uma grande oportunidade de acabar com a solidão e a tristeza nos corações dos nossos irmãos. Usemos de discernimento e criatividade para não deixar nenhuma ovelha se perder (Cf Lc 15, 1-7), esfriar ou se afastar do chamado que Deus fez. Que este tempo seja propício para fortalecer nossos grupos e fazer com que, em breve, possamos voltar ainda mais fortes às nossas reuniões e encontros presenciais, cheios do Espírito Santo para resgatar a nossa identidade e a nossa essência, comunicando a Boa-Nova em meio a tantas más notícias, proclamando que Jesus é o Senhor, pois “Se creres, verás a glória de Deus” (Jo 11, 40b).

 

“Abrir as portas das igrejas significa também abri-las no ambiente digital, seja para que as pessoas entrem, independente da condição de vida em que se encontrem, ou para e o Evangelho possa cruzar o limiar do templo e sair ao encontro de todos”. (Papa Francisco, mensagem para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais).

 

Giancarlo de Souza Silva
Coordenador Nacional do Ministério de Comunicação da RCCBRASIL