Não sabeis que nos aproximamos de Pentecostes? E que HOJE, dia 26 de maio (sexta-feira), devemos já começar a Novena para Pentecostes?

Confira as 33 informações e curiosidades que Pe. Eduardo Braga (Pe. Dudu. Vice-postulador do processo de canonização da beata Elena Guerra) ensina sobre a Novena de Pentecostes, sobre o Espírito Santo e sobre nossa relação íntima com a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade:

 

· Não sabeis que como disse a Beata Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo ao Papa Leão XIII, fazem-se tantas novenas e isso é bom. Mas a única que foi pedida pelo próprio Salvador, e feita por Maria Santíssima e os Apóstolos, é agora quase completamente esquecida?

· Não sabeis que a mesma Elena Guerra escreveu uma Novena de Pentecostes que chamou de “O Novo Cenáculo”, fazendo-a chegar nas mãos do Papa Leão?

· Não sabeis que o Papa Leão XIII no ano de 1895, portanto, a mais de 120 anos, através do Breve “Provida Matris Charitate”, pediu aos católicos do mundo inteiro que rezassem a Novena de Pentecostes todos os anos?

· Não sabeis que o mesmo Papa Leão XIII, no ano de 1902, novamente escreveu aos bispos a Carta “Ad Fovendum in Christiano Populo” confirmando que em todas as Paróquias, Igrejas e Oratórios do mundo deveriam rezar a Novena e que seu pedido, desde o ano de 1895, tinha um “valor perpétuo”?

· Não sabeis que, como disse o Papa Bento, num certo sentido, todas as Solenidades da Igreja são grandes; porém, maior é Pentecostes porque assinala o cumprimento do acontecimento da Páscoa, da morte e ressurreição do Senhor Jesus, através da dádiva do Espírito do Ressuscitado?

· Não sabeis que és templo do Espírito Santo que te escolheu como morada viva?

· Não sabeis que o Amor de Deus foi derramado em ti pelo Espírito Santo que foi dado ao teu coração?

· Não sabeis que a prova que Deus está em nós e nós estamos em comunhão com Deus é porque Ele nos deu o Seu próprio Espírito?

· Não sabeis que Ele é Teu Advogado, Amigo e Consolador?

· Não sabeis que Ele te ensinará e recordará todas as coisas da parte de Deus?

· Não sabeis que o Espírito habita em ti como em Templo?

· Não sabeis que Ele te batiza com fogo e com poder?

· Não sabeis que Ele nos capacitará para o testemunho?

· Não sabeis que Ele falará em nós e por nós?

· Não sabeis que todos nós, neste tempo, necessitamos do Espírito Santo como nunca?

· Não sabeis que Pentecostes pode ser também hoje, aqui e agora?

· Não sabeis que a Igreja tem suplicado a tantos anos um Novo Pentecostes?

· Não sabeis que experimentar a graça renovadora de Pentecostes não é luxo; mas antes, questão de sobrevivência espiritual?

· Não sabeis que a Solenidade de Pentecostes é a ocasião mais propícia para um encontro vivo e real com o Espírito de Deus?

· Não sabeis que neste tempo, na Igreja, vivemos um momento privilegiado do derramamento do Espírito Santo sobre os fiéis?

· Não sabeis que o mundo espera e precisa deste grande Avivamento do Espírito Santo?

· Não sabeis que não precisamos invejar em nada aos Apóstolos por terem recebido o Dom do Espírito?

· Não sabeis que Pentecostes é também fruto de oração perseverante no “andar de cima”?

· Não sabeis que o Senhor continua nos desejando batizar com Seu Espírito?

· Não sabeis que a liturgia do tempo pascal neste momento já vai nos conduzindo ao Cenáculo para a amorosa acolhida do Espírito Santo em Pentecostes?

· Não sabeis que hoje, nós podemos rezar em nossa língua, a mesma Novena de Pentecostes que a Beata Elena Guerra fez?

· Não sabeis que o pedido do Papa e o desejo do Pai e do Filho de derramar o Espírito continuam valendo para os nossos dias?

· Não sabeis que esta Novena Bíblica precisa acontecer em sua Diocese, em Paróquia, em sua Comunidade, em sua casa, em sua rua ou em seu quarto?

· Não sabeis que você pode pedir ao teu sacerdote para que toda a Comunidade faça a Novena?

· Não sabeis que no sábado, dia 3 de Junho, a Liturgia te convida a celebrar a Missa da Vigília de Pentecostes?

· Não sabeis que no Domingo de Pentecostes, neste ano, dia 4 de Junho, o nosso coração e nossa alma, nossas liturgias e nossa vida deveriam estar tão bem preparadas e tão felizes como no Domingo de Páscoa?

· Não sabeis que até na segunda-feira após o Domingo de Pentecostes, podemos celebrar uma Missa Votiva ao Espírito Santo?

· Não sabeis que um Pentecostes bem preparado e bem vivido pode te deixar cheio(a) do Espírito Santo e transformar para sempre a história da tua vida?

 

            “Fazendo a Novena de Pentecostes, poderei dizer: Estarei fazendo a vontade do Papa, estarei fazendo a Vontade de Deus” (Beata Elena Guerra)

 

Feliz e Santa preparação para Pentecostes!

 

Padre Dudu

Vice-postulador do processo de canonização da beata Elena Guerra e membro do Ministério Cristo Sacerdote