O Natal é uma época de celebração, reflexão e renovação espiritual, e para muitas famílias, manter o foco religioso durante as festividades pode ser um desafio. Fabíola Renner, coordenadora nacional do Ministério para Crianças e Adolescentes da RCCBRASIL, compartilhou sobre os desafios comuns enfrentados pelas famílias e como os Grupinhos de Oração podem desempenhar um papel crucial nesse processo.

Um dos maiores desafios enfrentados pelas famílias nessa época é a invasão de apelos comerciais e a cultura do presente material, que muitas vezes distanciam os pais dos filhos durante as festividades natalinas. Fabíola enfatiza que os presentes caros e tecnológicos podem tirar a essência do Natal. “São presentes caros, modernos e informatizados, mas que afasta as crianças do quintal de suas casas brincando com outras crianças, tiram a graça de rezar em volta do presépio em seus lares. Ficam em quartos separados diante de telas viciantes e anestésicas diante da grandeza de um Deus que se faz pequeno”.

Uma estratégia prática sugerida pela coordenadora é a utilização de roteiros de oração mensais, que envolvem as crianças em práticas espirituais. No mês de dezembro, por exemplo, o foco está na preparação para o Natal. “As crianças são motivadas a orar, viver a Palavra e sempre viver um gesto concreto. No dia 12 deste mês de dezembro, por exemplo, abordamos justamente o tema de preparação para o Natal, falando da visita de Maria a Isabel e da cena do Nascimento de Jesus”, explica Fabíola. Esses roteiros são distribuídos nacionalmente, promovendo uma experiência unificada.

Nesse sentido, os Grupinhos de Oração podem desempenhar um papel determinante na celebração do Natal, fortalecendo não apenas o vínculo entre as crianças e a fé, mas também entre elas e suas famílias. A participação nas reuniões de oração pode proporcionar uma experiência compartilhada, aproximando a vivência espiritual dos filhos da vivência dos pais. “Eles podem compartilhar o que acontece durante o grupinho, que nada mais é do que uma reunião de oração, e certamente verão que experimentaram a mesma coisa, apenas em ambientes e linguagens diferentes”, ensina a coordenadora. 

Por fim, Fabíola destaca a importância de envolver as crianças e adolescentes nas celebrações comunitárias, como as novenas de Natal. Ela enfatiza a necessidade de dar espaço para que as crianças participem ativamente, seguindo a mensagem do Papa Francisco sobre a cultura do encontro e a simplicidade representada pelo presépio.

Como recurso prático, a coordenadora compartilha o roteiro de oração em preparação para o Natal, que é distribuído entre os evangelizadores. Este roteiro não apenas orienta as atividades durante os Grupinhos de Oração, mas também incentiva as famílias a se prepararem juntas para o Santo Natal.