Entre os dias 08 e 10 de setembro, o Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica do Paraná (RCCPR) promoveu o Congresso Estadual 2023 no Centro de Eventos de Londrina, cujo tema foi “Fortalecei-vos no Senhor pelo seu soberano poder”, cf. Ef 6,10.

O Congresso iniciou em 08 de setembro, as 08h com a oração do santo terço, conduzido pela coordenadora estadual do Ministério de Intercessão, Mavilde Lima de Oliveira. A abertura oficial do evento se deu com a presença da coordenadora da RCC da Arquidiocese de Londrina, Nilza Maria de Souza, que acolheu os participantes e, em seguida, foram também recepcionados pelo presidente do Conselho Estadual da RCC Paraná, Miguel Machinski Junior. Com a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, e sob a sua intercessão, os coordenadores arqui/diocesanos da RCC apresentaram as 18 dioceses e, junto com os congressistas, consagraram ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria toda a família carismática do Paraná. O Ministério de Artes, movido pela ação do Espírito Santo, ministrou um teatro, lançando a canção “Veni Creator”, hino oficial deste Congresso Estadual. A cerimônia de abertura foi encerrada com a benção do Santíssimo Sacramento.

Para encerrar a parte da manhã de sexta, Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo Metropolitano de Londrina e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, presidiu a Santa Missa da Festa da Natividade de Nossa Senhora. Dom Geremias incentivou a todos a serem missionários, buscar a vontade de Deus e formar a civilização sacramento.

Na parte da tarde, a primeira pregação foi conduzida por Daniele Almeida, 2ª Secretaria e Coordenadora da Comissão de Comunicação da RCC Brasil, cujo tema foi “Fortalecei-vos no Senhor pelo seu soberano poder” (cf. Ef 6,10), o tema desta edição do Congresso Estadual RCCPR. Após, a coordenadora estadual do Ministério de Pregação da RCCPR, Liziane Botelho Coutinho, realizou a segunda pregação com o tema “Minha alma glorifica ao Senhor… manifestou o poder do seu braço” (cf. Lucas 1, 46-55). Ao fim da tarde, o Ministério de Artes realizou uma ministração de teatro sobre a vida de Nossa Senhora, recordando desde a visita de Maria a sua prima Isabel, passando pelas fases da vida de Jesus, Assunção e Nossa Senhora como Rainha do céu e da terra.

Durante o intervalo do jantar, o Ministério Universidades Renovadas(MUR) realizou um GOULAÇO e o Ministério Jovem(MJ) realizou o #papojovem, um momento com a juventude carismática do estado do Paraná com o tema: “O jovem e as redes sociais”, conduzido por Daniele Almeida.

Para encerrar o primeiro dia, aconteceu a Noite Carismática com a presença do Ministério Dani Quirino (RCC Curitiba), Fernando Vinhote (RCC Campo Mourão) e Banda Vida Reluz, proporcionando um momento de oração, louvor e vivência fraterna.

O segundo dia de Congresso Estadual iniciou com a oração do santo terço, que foi conduzida pelo Ministério de Intercessão da RCCPR. A terceira pregação do Congresso foi realizada pelo Frater Lucas Evangelista SJS, coordenador da Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários da RCC BRASIL, com o tema “Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade e o corpo vestido com a couraça da justiça” (Ef 6,14). Em seguida, adoramos o Santíssimo Sacramento e vivenciamos a oração por cura interior conduzida pelo Pe. Mariano Rodrigo SJS e pela coordenadora estadual do Ministério de Oração por Cura e Libertação da RCCPR, Andréia Aparecida Fernandes. Ainda na parte da manhã, recebemos um grande presente para a RCCPR, a relíquia de primeiro grau de Santa Miriam, a carismática, santa carmelita conhecida pelo seu serviço aos pobres e a vivência dos carismas. Durante o intervalo de almoço, no palco alternativo, aconteceu o #papojovem, realizado pelo Ministério Jovem da RCCPR, com Daniele Almeida.

No início da tarde, o presidente do conselho estadual da RCCPR, Miguel Machinski Jr., pregou o tema “Os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da Paz” (Ef 6,15), exortando toda a Renovação Carismática Católica do estado do Paraná a estar em prontidão para levar o Evangelho aos nossos irmãos. Logo em seguida, o Pe. Mariano Rodrigo SJS, partilhou a palavra à luz do tema “Embraçai o escudo da fé e a espada do Espírito… Tomai, enfim, o capacete da salvação” (Cf. Ef 6, 16-17), nos recordando de que para nós cristãos o que importa é viver para Cristo e prosseguirmos até alcançarmos o céu. Ao fim da tarde, aconteceu a Santa Missa, presidida por Dom Mário Spaki, bispo da Diocese de Paranavaí e bispo referencial do CHARIS Brasil na CNBB.

Encerrando o segundo dia, a família carismática esteve em festa em mais uma noite carismática que contou com a presença da Missão Boa Nova(RCC Maringá) e da Fraternidade São João Paulo II, proporcionando um momento de vida em comunidade com amor, alegria, cantos, louvor e oração.

O terceiro e último dia do Congresso Estadual iniciou com a oração do Santo Terço, seguido pela última pregação do evento realiza por João Claudio Rufino, assessor teológico da RCC BRASIL, sob a luz do tema da RCC Brasil 2023: “Desperta, tu que dormes! Levanta-te entre os mortos e Cristo te iluminará” (Cf. Ef 5, 14b). Nós somos amados profundamente e eleitos por Deus desde toda a eternidade e precisamos do batismo do Espírito Santo para despertar, levantar e anunciar que Jesus é o Senhor! Em seguida, em adoração ao Santíssimo Sacramento, o estado do Paraná se prostrou diante do Senhor e foi levantado, reconstruído e um novo tempo foi iniciado, uma nova geração de carismáticos.

Logo após, recebemos os avós de Luan Augusto e a coordenadora do Grupo de Oração I Lummi, Natália Tomeleri, grupo que Luan e Karoline eram participante e serva, respectivamente, jovens que perderam as suas vidas recentemente em um ataque ao colégio que estudavam na cidade de Cambé – PR. Ambos do movimento eclesial Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Londrina. Com as suas vidas, mostraram que a santidade é possível e que devemos estar prontos, pois não sabemos o dia e nem a hora em que o Senhor irá nos chamar, mas que possamos lutar para que possamos responder: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia” (II Tim 4, 7-8). 

Em paralelo ao Congresso Estadual foi realizado o Congressinho Estadual para Crianças e a Tenda dos AdoleSantos para os Adolescentes. O Congressinho para crianças de 4 a 10 anos, onde puderam vivenciar a palavra de Deus por meio de teatros, pregações e oficinas, todos direcionados à linguagem lúdica. Também, foi realizado o espaço AdoleSantos, destinado a adolescentes de 11 a 14 anos, onde foram trabalhados temas centrais da evangelização, ajudando-os a compreender sua identidade cristã. Além disso, para as crianças de 0 a 3 anos, foi disponibilizado o espaço “Apoio aos Pais”, onde contaram com uma estrutura de evangelização e cuidado para atender aos pais e às necessidades dos mais pequeninos. Tivemos um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e vivenciamos a Santa Missa voltada para crianças e adolescentes, celebrada pelo Padre Laurindo da Arquidiocese de Londrina. Também, esteve presente o Pe. Wagner da diocese de Ponta Grossa e coordenadora nacional do Ministério para Crianças e Adolescentes, Fabiola Mendes Renner.

O Congresso Estadual 2023 encerrou com a Santa Missa presidida por Dom Celso Marchiori, bispo da diocese de São José dos Pinhais e referencial do movimento eclesial RCC no Regional Sul 2 da CNBB, encerrando estes três dias de Congresso e vivenciando o ápice de nossa fé.

O evento acabou, mas agora fortalecidos no Senhor: “Mãos à obra! Eu estou convosco… Não temais!… O esplendor desta casa sobrepujará o da primeira… farei reinar a paz neste lugar…” (cf. Ag 2,4-10). Em nossas realidades somos chamados a nos revestir da armadura de Deus e despertarmos para sermos ousados e corajosos no anúncio do Evangelho, propagando aos quatro cantos do mundo que Ele é o rei, Ele é o Senhor, e a Ele toda honra, glória e louvor!

Aguardamos ansiosos o novo de Deus para o próximo Congresso Estadual da RCC Paraná em 2025.

Fonte: Ministério de Comunicação Social da RCC Paraná.