CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- O Conselho Pontifício Cor Unum pediu à agência humanitária internacional dos bispos dos Estados Unidos, Catholic Relief Services (CRS), que, nesta fase, coordene os esforços de assistência aos atingidos pelo terremoto do Haiti.

Assim explica, em um comunicado divulgado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o próprio organismo vaticano dedicado a coordenar as iniciativas das instituições caritativas católicas.

Segundo o comunicado do organismo vaticano instituído pelo Papa Paulo VI em 1971, “a equipe, que já está lá, conta com mais de 300 membros ativos há muitos anos no Haiti, com a experiência passada, com a capacidade e os recursos de CRS, o que permitirá uma rápida e eficaz coordenação de esforços da Igreja”.

Estes esforços, recorda Cor Unum, citando Bento XVI, “devem ser generosos e concretos, para ir ao encontro das necessidades urgentes dos nossos irmãos e irmãs no Haiti”.

O comunicado destaca que, durante a audiência geral de ontem, o Papa lançou um apelo à assistência espiritual e material após o catastrófico terremoto no Haiti.

“A Igreja Católica não deixará de agir imediatamente, através de suas instituições caritativas, para ir ao encontro das necessidades mais imediatas da população”, disse o Santo Padre.

O comunicado de Cor Unum recorda que, “como no passado, em outras tragédias desse tipo, os católicos já estão presentes com sua assistência concreta”.

“Diversas agências católicas estão trabalhando e enviando equipes, urgentemente solicitadas”, acrescenta o texto.

CRS está há mais de 55 anos no Haiti e na terça-feira à noite já assumiu um compromisso imediato de dedicar 5 milhões de dólares às necessidades mais urgentes.

Está proporcionando, por exemplo, alimentos, kits de higiene, mosquiteiros, tabletes de esterilização de água, que são carregados na República Dominicana para sua distribuição no Haiti.

Representantes de CRS reconheceram a dificuldade na comunicação e no transporte no Haiti e se comprometeram a “trabalhar muito duro para levar ajuda a estas pessoas que tanto sofrem”.

Entre as necessidades mais urgentes neste momento, destacam-se: a busca e resgate das pessoas entre os destroços, a atenção aos feridos, a segurança alimentar e da água e a criação de refúgios para os sem-teto.

 © Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.
 

Fonte: Zenit