“Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (Jo 6, 55-59)

 

No calendário religioso, uma das datas mais significativas para os católicos é a celebração do Corpus Christi, um momento em que os fiéis se reúnem para render homenagem ao mistério da Eucaristia. Esta festividade, que tem raízes antigas, possui uma importância especial tanto no âmbito religioso quanto cultural, especialmente no Brasil.

ORIGEM DA CELEBRAÇÃO

A origem da celebração remonta aos tempos medievais, no século XIII, na cidade belga de Liège, quando uma religiosa chamada Juliana de Mont Cornillon relatou ter recebido visões e revelações de Jesus Cristo. Nessas visões, Jesus teria expressado o desejo de que fosse instituída uma festa em honra ao Sacramento da Eucaristia, o corpo e sangue de Cristo.

Assim, em 1264, o Papa Urbano IV, através da bula “Transiturus de hoc mundo”, oficializou a celebração do Corpus Christi em toda a Igreja Católica. A festa se espalhou rapidamente por toda a Europa, sendo amplamente adotada pelos fiéis e pela hierarquia eclesiástica.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

A CELEBRAÇÃO NO BRASIL

No Brasil, a tradição do Corpus Christi foi introduzida pelos colonizadores portugueses durante o período do Brasil colonial. No entanto, a data só foi incluída oficialmente no calendário religioso no ano de 1961, em Brasília, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.

A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. Desde então, a celebração se tornou uma das mais importantes e grandiosas do país. Através da tradição dos tapetes de rua, em que os fiéis ornamentam as vias com desenhos coloridos feitos com materiais como serragem, flores e pétalas, o povo brasileiro expressa sua devoção e fé, preparando um caminho especial para a passagem de Cristo Eucarístico.

O Corpus Christi é um momento de profunda comunhão com Deus e um lembrete do sacrifício de Jesus Cristo pela humanidade. Por meio dessa celebração, os católicos reafirmam sua fé na presença.