Nesta quarta-feira (02), Papa Francisco falou sobre a santidade da Igreja em sua Catequese. Partindo da oração do credo, indagou o porquê após proclamarmos que a Igreja é una, afirmamos também que é santa. Lembrou aos fieis de que desde o início da Igreja, os cristãos se chamavam de santos (cf At 9, 13. 32. 41; Rm 8, 27; 1 Cor 6, 1) e explicou o motivo: “eles tinham a certeza de que é a ação de Deus, o Espírito Santo que santifica a Igreja”.

Refletindo sobre os períodos de dificuldade, problemas e momentos sombrios da Igreja, questionou por várias vezes, “como pode ser santa uma Igreja assim?”. E logo respondeu: “‘Cristo amou a Igreja e doou a si mesmo por ela, para torná-la santa’ (Ef 5, 25-26) E isto significa que a Igreja é santa porque procede de Deus que é santo (…) Não é santa pelos nossos méritos, mas porque Deus a torna santa, é fruto do Espírito Santo e dos seus dons”.

Papa Francisco ainda advertiu: “Houve na história a tentação de alguns que afirmavam: a Igreja é somente dos puros. Isto não é verdade! Isto é uma heresia!”. E completou: “A Igreja, que é santa, não rejeita os pecadores; não rejeita porque chama todos, acolhe-os, está aberta também aos mais distantes. Chama todos a deixar-se envolver pela misericórdia, pela ternura e pelo perdão do Pai, que oferece a todos a possibilidade de encontrá-Lo, de caminhar rumo à santidade”.

Aqueles que se sentem indignos por causa dos pecados cometidos, o Pontífice chamou a colocar-se à disposição de Deus, com sinceridade. “O Senhor quer ouvir que lhe digamos: “‘Perdoa-me, ajuda-me a caminhar, transforma o meu coração!’. E o Senhor pode transformar o coração”, afirmou.

Falando ainda sobre a misericórdia de Deus, citando a parábola do Filho Pródigo, disse: “Deus vem ao seu encontro porque te espera sempre. Deus te abraça, te beija e faz festa. Assim é o Senhor, assim é a ternura do nosso Pai celeste”.

E diante dessa atitude acolhedora do Senhor ao pecador, encorajou: “Deus te diz: não ter medo da santidade, não ter medo de sonhar alto, de deixar-se amar e purificar por Deus, não ter medo de deixar-se guiar pelo Espírito Santo. Deixemo-nos contagiar pela santidade de Deus”.

Papa Francisco ainda ressaltou que a santidade não consiste em se fazer coisas extraordinárias, mas em deixar Deus agir. “É o encontro da nossa fraqueza com a força da Sua graça, é ter confiança em Sua ação que nos permite viver na caridade, fazer tudo com alegria e humildade, para a glória de Deus e no serviço ao próximo”.

Para encerrar, retomou a frase do escritor francês, Léon Bloy, que diz: “Há uma só tristeza na vida, aquela de não ser santos”. E pedindo para que os cristãos não percam a esperança perante a santidade, encerrou: “O Senhor espera todos nós, com os braços abertos; espera-nos para nos acompanhar neste caminho de santidade. Vivamos com alegria a nossa fé, deixemo-nos amar pelo Senhor… peçamos este dom a Deus na oração, por nós e pelos outros”

A catequese na íntegra está disponível no site do Vaticano, no idioma italiano.