Hoje (01/03), o calendário civil comemora o Dia Mundial da Oração e, de maneira propícia, queremos recordar a importância de se ter uma oração pessoal como parte indispensável no cultivo da Vida no Espírito. Além disso, trazemos algumas dicas práticas para que você – se ainda não tem esse hábito – viva de maneira profunda esse momento de intimidade com Deus.

De acordo com a Apostila “Vida de Oração”, da Editora RCCBRASIL, rezar “é um dos caminhos para uma vida nova, pois a oração é comunicação com Deus. É um diálogo de uma relação viva e pessoal. O orante fala a Deus e Ele responde; Ele fala com o orante e este responde adequadamente”.

A oração pessoal, por sua vez, traz uma característica especial de espontaneidade, pois a pessoa se coloca especificamente na presença de Deus para partilhar sua vida e entender o plano de Deus para si mesmo.

Alguns aspectos práticos podem ser cruciais para que possamos viver bem a oração pessoal, segundo a apostila:

Como iniciar seu momento de oração pessoal?

A oração pessoal deve ser conduzida pelo Espírito Santo que pode inspirar o que será rezado naquele dia, como por exemplo, um desabafo íntimo, um desejo de manifestar amor e gratidão a Deus, um profundo arrependimento, um silêncio de escuta, entre tantas outras possibilidades que podem vir ao encontro de suas necessidades e de acordo com aquilo que Deus desejar fazer em sua vida.

Qual o melhor lugar para fazer sua oração pessoal?

Não existe um lugar determinado para a oração, mas “o melhor lugar é aquele em que a pessoa se sente livre e à vontade para estar na presença de Deus. Recomenda-se um lugar privativo, não muito exposto, para que o orante possa desenvolver seu momento com o Senhor sem interrupções ou constrangimentos. O orante precisa de um lugar que favoreça sua intimidade com Deus, onde não fique exposto a distrações ou interferências”.

Como devo organizar meu local de oração?

Como dito anteriormente, a oração é momento de encontro com Deus e para um encontro tão importante, é preciso que criemos um ambiente propício. Afinal, ninguém gosta de receber visitas com a casa bagunçada, não é mesmo?

“Do mesmo modo, o encontro com o Senhor deve se dar em lugar preparado para tal finalidade (cf. Mt 14,12-16). A utilização de objetos devocionais (imagens, crucifixos etc.) é bastante salutar. De forma que um ambiente bem preparado – como em outras situações da vida – facilita a introdução da oração, bem como o seu desenrolar. Se você orar em seu quarto ou em sua casa, poderá acender uma vela, ou usar um ícone, ou uma estampa, ou ainda uma imagem, para ajudar o contexto da oração e fixar sua atenção no Senhor”.

Qual o melhor horário para fazer minha oração pessoal?

Cada pessoa deve escolher o melhor horário para sua oração pessoal conforme sua rotina e atividades diárias. No entanto, “é bom tomar cuidado para não dar ao Senhor o tempo de maior cansaço e de difícil concentração na oração. A vida de oração deve ser levada a sério e não tratada como algo supérfluo, para ser praticada se sobrar tempo”.

É preciso fazer um diário espiritual?

O diário espiritual pode ser uma grande ajuda na sua caminhada espiritual. Ele pode ser um passo fundamental para dar início a uma experiência de oração que continuará funcionando e alcançando novos degraus. Além disso, é uma fonte de incentivo a continuar e de recordação para fazer memória do que Deus lhe falou. “Em tempos de aridez, o diário espiritual serve como uma linha de orientação dada pelo Espírito Santo, apoiando, ensinando, mostrando o caminho”.

O que escrever no diário espiritual?

No seu diário espiritual, você pode anotar:

  • as inspirações de Deus em sua oração pessoal;
  • os textos bíblicos utilizados durante sua oração;
  • algum direcionamento que você obteve Deus naquele momento;
  • profecias pessoais, que são inspirações de Deus para te edificar e te incentivar na missão.

Por fim, a apostila destaca que oração pessoal também é momento propício para pedir a Deus “novas efusões do Espírito Santo, buscando sempre a intimidade com Jesus. Por meio dessas efusões, o Espírito nos restaura, nos reaviva e nos prepara para receber suas moções e direcionamentos, assim como também nos dá força para obedecê-los (CIgC 1.697)”.

 

:: A Apostila “Vida de Oração” é a quarta publicação do Módulo Básico do processo formativo da RCCBRASIL. Conheça e adquira o material na Loja RCCBRASIL.