“Caríssimo, desejo que prosperes em todos os teus empreendimentos, que estejas bem e igualmente que tua alma prospere”. (3Jo 2)

Iremos refletir sobre a prosperidade cristã, sem, contudo, entrar na questão da teologia da prosperidade, tema muito tratado em nossos dias, especialmente referindo-se a algumas denominações cristãs.

Deus quer o nosso bem, tudo faz por amor, porque é Amor (cf. 1Jo 4, 8.16), daí são João iniciar a sua terceira carta desejando que Gaio prospere em tudo o que faz, em tudo, não apenas em algumas coisas, mas em tudo.

Sabemos que a Palavra de Deus é viva e eficaz (cf. Hb 4, 12), portanto João não manifesta este desejo apenas para Gaio e sim para todos nós e como a Palavra é de Deus, é o próprio Deus quem deseja que nós prosperemos em todos os nossos empreendimentos. O antônimo de prosperidade é decadência e creio que não passe pela cabeça de ninguém que Deus deseje a nossa decadência.

Quando falamos em prosperar logo pensamos em enriquecer financeiramente, mas prosperar é muito mais que isso, é também ser feliz, desenvolver, promover e entre tantos outros significados destaco aqui crescer.

Ponho crescer em destaque, pois é essa a medida da prosperidade cristã, crescer em estatura, graça e sabedoria, diante de Deus e dos homens a exemplo do próprio Jesus (cf. Lc 2, 52).

Deus deseja que prosperemos, que cresçamos em estatura, graça e sabedoria, diante Dele e de todos e devemos lutar para que isso seja uma realidade em nossas vidas, pois é desejo de Deus.

Entre vários caminhos para sequenciar esta reflexão quero caminhar na questão do crescimento do povo de Deus no que diz respeito ao conhecimento das coisas sagradas.

Infelizmente grande parte daqueles que se consideram praticantes da religião sabem muito pouco a respeito da sua fé e o pior é que pouco ou quase nada deles buscam crescer neste aspecto e isso acaba refletindo, inclusive, na vida cotidiana, até mesmo na vida profissional dessas pessoas.

A Igreja e os movimentos que atuam dentro dela oferecem várias oportunidades para o crescimento na fé. A RCC, um desses movimentos, oferece inúmeras oportunidades de crescimento na fé, encontros regionais, estaduais e nacionais, formações presenciais e a distância, material impresso como livros e revistas, etc.

Atuo na RCC desde o início dos anos 80 e entre os milhões que frequentam nossos grupos de oração, poucos, muito poucos, buscam crescer na fé além da reunião semanal de oração, a maioria se satisfaz com ela. Essa é uma realidade também entre os servos e isso é mais preocupante ainda.

Agindo assim, temos impedido a ação de Deus em nossas vidas, não por sermos mais poderosos que Ele, mas pela liberdade que Ele nos deu de não agir conforme Ele espera.

“Caríssimo, desejo que prosperes em todos os teus empreendimentos, que estejas bem e igualmente que tua alma prospere”. (3Jo 2) Pense mais nisso quando lhe convidarem para um encontro, uma formação ou quando lhe apresentarem um livro.

Precisamos prosperar, crescer em estatura, graça e sabedoria diante de Deus e dos homens, é desejo de Deus. Saiamos do patamar em que nos encontramos e não tenhamos medo de irmos para águas mais profundas.

Termino recordando uma das canções que cantávamos com frequência na década de 80:

Crescei, crescei na graça e no conhecimento do Senhor!

Crescei, crescei na fé e no amor!

Crescei, crescei formando a Igreja Santa!

Crescei, crescei em unidade com Cristo, Senhor!

Segure a mão do teu irmão e juntos vamos construir a Igreja o Reino do Amor, crescendo na graça do Senhor!

 

Sergio Henrique Speri

Grupo de Oração O Cristo Ressuscitado

Arquidiocese de Ribeirão Preto/SP