Clara aceitou ser santa. Às vezes pensamos que ela e Francisco apenas andavam de mãos dadas pelos campos floridos, como naquele filme “Irmão sol e irmã lua”. Mas não foi assim, Clara quis se consagrar realmente a Deus e, naquela época, o único jeito de se consagrar a Deus era ir para um convento.

Quando Clara decidiu seguir Francisco, ele deu a ela uns dias para pensar e disse: “Se você realmente quer seguir a santa pobreza e viver a nossa vida, a primeira coisa que precisa é desfazer-se daquilo que você mais ama e a que está mais agarrada: a beleza do seu cabelo”.

Mas por quê? Não foi Deus quem o deu a ela? Sim! Mas para Clara era um apego. Ela pensou, rezou, depois foi até Francisco com uma tesoura e cortou seu lindo cabelo. Era comprido e loiro; difícil encontrar uma menina que tivesse cabelo tão lindo quanto o de Clara, conservado no Mosteiro de Assis, mesmo após 800 anos. Assim Clara deixou todos os seus sonhos e se consagrou inteiramente a Deus.

Agora é a sua vez! O que é preciso cortar na sua vida? A que você está apegado? Para Clara, o apego era seu cabelo. E para você, o que é? Sua decisão é fundamental.

Não ceda! Se você destruiu sua vida, Deus pode refazê-la, basta você permitir. Não é um processo que acontecerá num estalar de dedos, pois será preciso passar pela “moenda”. Você precisará vencer a concupiscência, e colocar rédeas em si.

Francisco e Clara compreenderam e começaram todo um caminho novo de santidade de reconstrução da casa de Deus, do templo de Deus, de pessoas. Quanto mais jovens santos tivermos no Brasil, com a têmpera de Francisco, de Clara, mais caminharemos para “céus novos e uma terra nova”. O Senhor já está voltando!

 

Seu irmão,

   Monsenhor Jonas Abib                                                                                                                                                   Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.