“Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram” (I Tessalonicenses 4,14).

 

Em 2021, a RCCBRASIL te convida a viver o dia de finados com um coração orante, para que neste dia a esperança renasça no interior de cada carismático e confiantes de que se em Cristo morremos, com Ele também ressuscitaremos. Neste dia também convidamos a rezar pelos entes queridos e amigos falecidos, oferecendo a eles a indulgência plenária.

 

Meditação

Te convidamos a meditar sobre a brevidade da vida do homem nesta terra e a esperança escondida por trás da morte com o artigo “Dia de Finados: uma reflexão sobre nossa finitude”. 

 

“O dia de hoje, dedicado à reflexão sobre o término de nossa caminhada nesta vida, longe de nos tirar a alegria de ser, nos aumenta o júbilo porque não só fomos criados à imagem da Vida, que é Jesus, mas fomos resgatados, recriados, por sua morte e ressurreição, para a Vida eterna com Ele e com nossos entes queridos”. Leia na íntegra >>

 

Oração e indulgência Plenária

Neste dia te convidamos a rezar por um ente querido rogando sobre sua alma a misericórdia de Deus por meio da indulgência plenária. Confira o que são indulgências, como se preparar para recebê-las e quais orações fazer.

 

O que são?

“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”(INDULGENTIARUM DOCTRINA | Norma 01).

 

O que preciso fazer?

No dia 2 de novembro é possível receber a indulgência apenas visitando uma igreja e cumprir com as demais condições e rezar as orações.

“Concede-se indulgência plenária, aplicável somente às almas do purgatório, aos fiéis que no dia da comemoração de todos os fiéis defuntos visitarem piedosamente uma igreja ou oratório. Na piedosa visita, ‘se recitam a oração dominical e o símbolo dos apóstolos: Pai-nosso e Creio’” (INDULGENTIARUM DOCTRINA, Norma 67).

 

Do dia 1º a 8 de novembro é necessária a visita ao cemitério e cumprir com as demais condições e rezar as orações.

“Ao fiel que visitar devotamente um cemitério e rezar, mesmo em espírito, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do purgatório. Esta indulgência será plenária, a cada dia, de 1 a 8 de novembro” (Manual das Indulgências, n. 13).

 

Condições
Além de cumprir a obra prescrita pela Igreja, o fiel deve:
1. Estar em graça de Deus (sem nenhum pecado grave) e com nenhum afeto de pecado, ou seja, em grandíssimo arrependimento.
2. Receber a Santa Comunhão (para cada indulgência).
3. Rezar qualquer oração pela pessoa e intenções do Papa.

 

Orações
Recomenda-se rezar o “Creio” (Profissão de Fé) e rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai pelo Papa e pela intenção de quem você traz no coração (que será oferecida a indulgência, pode ser apenas uma pessoa por dia).

Oração (Sugestão)
V./ Descanso eterno dai-lhes, Senhor.
R./ E a luz perpétua os ilumine.
V./ Que a alma de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
R./ Amém.

————
Fonte: Misericórdia.org/ Vaticano