O Papa Francisco fez um apelo à reflexão sobre a santidade, destacando-a como um dom e um caminho durante a celebração do Dia de Todos os Santos, na Praça São Pedro, no Vaticano.
Em sua reflexão, que antecedeu a oração mariana do Angelus, o Santo Padre enfatizou que os santos não são “heróis inalcançáveis ou distantes”, mas sim pessoas comuns que receberam o dom da santidade de Deus no Batismo. O Papa exortou os fiéis a conhecê-los e se emocionar com a vida dos santos, que servem como exemplos inspiradores de vida cristã.
Dom da santidade
“A santidade é um dom de Deus que recebeu no Batismo”, disse o Papa, destacando que este dom pode transformar profundamente a vida de cada indivíduo. Ele se refere a esses santos como “os santos da porta ao lado”, pessoas comuns que vivem a vida cristã com seriedade e simplicidade.
Francisco também ressaltou que o dom da santidade traz consigo a responsabilidade de uma resposta e que não se pode desperdiçá-lo. Ele incentivou a busca da santidade como um caminho a ser percorrido juntos, com a ajuda dos santos como modelos e mentores espirituais.
O Papa pediu que as pessoas se questionem sobre sua conexão com os santos, perguntem-se se sentem a presença do Espírito Santo os chamando à santidade e se conhecem a história de alguns dos santos. Ele enfatizou a importância de recorrer à oração e de se emocionar com os exemplos da vida dos santos.
Além disso, durante suas saudações após o Angelus, o Papa Francisco não deixou de abordar os conflitos que afligem o mundo de hoje, pedindo aos fiéis que continuem a rezar pelos povos que sofrem com as guerras, citando a Ucrânia, a Palestina, Israel e outras regiões onde a guerra ainda é uma realidade.
Missa de finados
O Papa também anunciou que, em memória dos fiéis, celebrará uma missa no Dia de Finados no Cemitério de Guerra de Roma, conhecido como Cemitério Inglês, como parte de sua tradição anual de escolher um símbolo local para esta data.A missa vai acontecer no dia 2 de novembro, às 10h na Itália, com transmissão ao vivo pelos canais do Vatican News, incluindo comentários em português, direto do cemitério que acolheu os que perderam a vida durante a Segunda Guerra Mundial.