Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, na região italiana do Piemonte. Sua infância pobre foi marcada pela morte do pai, quando ele tinha apenas 2 anos. Sua mãe, Margarida Occhiena, criou João e seus dois irmãos com todas as restrições impostas pela pobreza extrema. Quando criança, após cumprir seus deveres, ele  entretinha seus amigos com truques e mágicas que aprendia quando ia à cidade e, em seguida, repetia partes do sermão que havia ouvido na Missa. Os sinais de sua vocação despontaram desde a infância.

 

Um sonho que marcou sua vida
Aos nove anos ele teve um sonho,  no qual Jesus e Maria indicaram o caminho que ele devia seguir. No emblemático sonho haviam lobos ferozes que se transformaram em mansos cordeirinhos e Maria disse que ele deveria transformar os meninos maus em bons. Ele, no sonho, disse não entender o pedido de Maria, e ela disse: “a seu tempo tudo compreenderás”.

 

Vocação
Ao sentir o chamado de Deus, Joãozinho Bosco procurou completar os seus estudos, sempre tendo seu irmão mais velho como opositor, pois segundo ele, estudar não enchia a barriga. Para driblar essa situação a mãe de João o mandou morar fora, com outras famílias, e após concluir seus estudos básicos ele entrou no seminário. Foi ordenado padre em 1841. Após sua ordenação fez a experiência de acompanhar São José Cafasso no atendimento aos jovens que eram condenados à morte por seus delitos, ou seja, nos seus últimos instantes de vida antes de serem executados na forca. Dom Bosco ficou muito impressionado com a triste sorte destes rapazes e se empenhou para prevenir que os jovens não se tornassem delinquentes e sim pessoas honradas, por meio da evangelização, da educação e instrução profissional.

 

Início da Obra Salesiana
Dom Bosco procurou fazer o possível para acolher tantos meninos e jovens órfãos, atraídos pelas ofertas de emprego oferecidas na cidade de Turim. Naquele momento a revolução industrial estava batendo à porta, e muitas pessoas deixavam a vida no campo para trabalhar na cidade grande. Até sua mãe, Margarida,  foi para Turim para se tornar sua colaboradora. Através das atividades no Oratório, na escola formal e nas escolas profissionais, Dom Bosco ajudou milhares de jovens que estavam abandonados à sua própria sorte. Para continuar sua obra, ele propôs para alguns desses jovens para que fizessem uma experiência de fé e, assim, nasceu a Congregação Salesiana, oriunda da pobreza do Oratório, hoje se encontra em 134 nações.  Dom Bosco, juntamente com Santa Maria Mazzarello, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, também empenhado na educação da juventude.

 

Dom Bosco Santo
Dom Bosco faleceu aos 72 anos, em 31 de janeiro de 1888, na primeira casa salesiana do mundo, no bairro de Valdocco, na cidade de Turim. No domingo de Páscoa de 1934 (1º de abril) ele foi canonizado pelo Papa Pio XI. Em 1988, quando celebrou os 100 anos de sua morte, São João Paulo II concedeu a ele o título de Pai e Mestre da juventude.

————
Fonte: Vatican News