“E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz” (Fl 2,8).

Espiritualidade: Esse ano o Santo Padre nos convida na quaresma, a refletir em Jesus que tomou sobre si o sofrimento humano, assumindo nossas dores, e em seguida nos iluminou com a luz esplendorosa de sua ressurreição. Com a sua morte, venceu para sempre a morte!
A Quaresma é um tempo forte de penitência, onde intensificamos as privações voluntárias como o jejum e a esmola, à partilha fraterna (esse ano João Paulo II sugere a assistência aos pequeninos: “Quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim” – cf. Mt 18,5).
O convite à conversão e a penitência estão descritos na parábola do filho pródigo, ou do ”Pai misericordioso” (cf. Lc 15,11-24): o fascínio de uma liberdade ilusória, o abandono da casa paterna; a extrema miséria do filho após esbanjar toda a fortuna; a profunda humilhação de ver-se obrigado a cuidar de porcos, tendo até que matar a fome com ração; quando então cai em si e reflete sobre os bens perdidos, inicia o processo de arrependimento e a decisão de declarar-se culpado diante do Pai, tudo isso faz parte do processo de conversão. Voltando, então, o Pai corre ao encontro do filho, dá-lhe uma bela túnica, anel e faz um grande banquete símbolos da vida nova, que é a vida daqueles que reconhecem o amor do PAI a tal ponto de dar a vida do seu próprio filho em resgate dos pecadores (cf. Jo 3,16-17).
Com a simplicidade típica das crianças, voltamo-nos para Deus, chamando-o nesse processo de conversão de “ABBA”, Pai, na oração do “Pai Nosso”.
Intercessores, durante essa quaresma, busquemos essa conversão profunda, tornando-nos como criança, nos jogando no colo do Pai ao rezar diariamente o “Pai Nosso”.

Reflexão Pessoal:

Como crianças, precisamos reconhecer nossa total dependência de Deus. Para isso, nesse tempo quaresmal, reflitamos sobre nossa vida e deixemo-nos quebrantar (arrepender) pelas vezes que não agimos com simplicidade e pureza de coração, e assim busquemos fazer uma boa confissão.

Atenção: Durante o ano de 2004 está acontecendo a campanha nacional de intercessão que se chama: LEVANTA BRASIL! Esse mês os Estados responsáveis são: Ceará e Mato Grosso do Sul, caso ainda não saiba, veja no site da RCC: www.rccbrasil.org.br/antigo/ ou na revista Renovação de Janeiro/Fevereiro.

Intenções do Mês

· Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II e sua saúde.

· Pelos Bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos(as), para que vivam intensamente o chamado de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo.

· Pelos governantes, para que pela Sabedoria de Deus possam governar, promovendo uma justiça social.

· Pelo Conselho Nacional da RCC, seu presidente Reinaldo B. dos Reis e todas as Comissões e Ministérios, para que o Espírito Santo continue a conduzir a RCC.

· Pelo Projeto da CNBB – Queremos ver Jesus: Caminho, Verdade e Vida, para que todas as paróquias e comunidades abracem esse grande projeto de evangelização.

· Para que todos os que assumem o ministério das artes na RCC produzam frutos maduros e dêem testemunho de Cristo em suas dioceses.

Escritório Nacional da RCC
Cadastre-se, enviando seu nome
e endereço completo para:
rccbrasil@rccbrasil.org.br
Tel.(0xx15)211-3339

Coordenador Nacional do
Ministério de Intercessão:
Vicente G. de Souza Neto
martmari@terra.com.br
Tel.: (0xx21)2254-8450