O início da primavera 2021 acontece às 16h21 do dia 22 de setembro. Primavera é a estação das flores, do perfume e das cores. Hora de renovar os ares, dar abertura para o otimismo e viver a vida com alegria.

 

Primavera significa florescimento e crescimento! 

É verdade que em certas regiões de nosso país este fenômeno se manifesta timidamente. Por aqui, moro em Manaus, costuma-se dizer que existem apenas duas estações no ano: estação das chuvas, chuvas frequentes, onde há uma tendência de sensação térmica ser amenizada em relação aos demais períodos do ano, acompanhada de uma leve redução na temperatura. A outra é a estação de chuvas escassas, porque não há muita variação da posição solar, já que o Amazonas está próximo ao equador. A primavera por aqui não é muito marcante, mas se manifesta.

Em breve comparação com as estações, também nós passamos por tempos específicos de mudanças. Às vezes traumáticas! Tudo parece perdido pois sair do que estava confortável não é nada bom. Infelizmente não podemos fugir da realidade dos dias chuvosos e nublados: peste, insegurança, medo, morte, perdas incomparáveis, demasiadas até! Onde ficou nosso porto seguro? As consequências são muitas vezes quase insuportáveis e podemos sim esmorecer!

Olho para os montes, de onde me virá o socorro? (Cf. Salmos 121,1-2) Sabemos que somente do Senhor vem o consolo. Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.

É tempo de florescer! É primavera! Florescer e crescer é o que a primavera nos convida! Harmonia, leveza, tranquilidade! Não só porque é uma forma bonita de viver a vida, como também acompanha o que a estação mais indica: dar espaço para que os dias de sol, das flores que surgem em todo lugar, traga motivos para sorrir e acreditar que tudo vai melhorar, vai passar. E vai! Estamos com Cristo!

Tudo favorece também para o despertar espiritual! E como carismáticos, entendemos que é o despertar para nossa essência como missionários e assim nos lançarmos na vontade de Deus, como estilo de vida.

A ordem do Senhor é também para hoje: “Ide e fazei discípulos em todas as nações” (Cf. Mateus 28,19).Saíamos do medo, do desânimo, da apatia, da indiferença. Ele nos convida a levá-Lo aos outros e falar-lhes de vida, de esperança! Mudou a estação, é tempo de florir! É hora de sairmos dos dias nublados! Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!O Espírito nos guiará, e com Ele cresceremos e floresceremos! Outros precisam de nós!

Propositalmente o questionamento a seguir vem carregado do grande aprendizado de poder tomar decisões: Que tal darmos uma oportunidade para a primavera celeste florescer em cada um de nós? “Ide e fazei discípulos em todas as nações”

Fica a proposta!

——-
Rita Desideri
Grupo de Oração Servos de Maria
Manaus – Amazonas