Caruaru, 19 de maio de 2013
“Eis que vou fazer do que sejais penetrados pelo Espirito e vivereis” (Ez 37,5b)

Caríssimos irmãos seminaristas, o Espirito de Deus restaura e anima todo o homem que se deixa convencer-se por este sopro extraordinário. Quando no batismo recebemos o Espírito Santo uma missão regeneradora nos penetra, pondo em nós o principio de renovação interior que habilitamos à observância fiel e  caridosa à palavra de Deus.

Neste domingo que celebramos a solenidade de Pentecostes, a Igreja mergulha no profundo derramamento do Espirito, isto é, o exemplo da efusão dado em Jerusalém sobre os apóstolos e Maria, a Mãe de Jesus, hoje o atualizamos, quando pedimos que os dons do Espirito Santo venham nos fecundar, nos preencher.

O curioso, é saber que, o cenário no qual se dar o cenáculo é marcado pelo medo que estava incutido no coração dos discípulos, devido as perseguições dos judeus. Não obstante, nos dias atuais, quantas vezes, muitos de nos seminaristas, somos invadidos e nos deixamos levar pelo medo que rouba-nos a coragem de testemunhar e anunciar a verdade: libertação e salvação do ser humano (Cf. Jo 8, 32). Com a profusão do Espirito Santo aqueles que estavam reunidos numa casa as portas fechadas, ficaram cheios do Espirito e começaram a falar sem medo (Cf. At 2, 4). Meu irmão, que Jesus Cristo é verdadeiramente o Senhor e quem nos revela é o próprio Espirito Santo. (Cf. 1Cor 12, 3b). Não tenhamos medo, pois, de nos “nos deixar conduzir pelo Espirito” (Gl 5, 16), porque graças a ação do Espirito é que somos livres em Cristo Jesus.

O efeito de Pentecostes na vida dos cristãos não dispersa, mas reúne; não confunde, mas esclarece as nações; não afugenta, mas atrai todos para o Cristo Senhor. Os cristãos batizados, selados no Espírito Santo, devemos pregar e falar a linguagem da Unidade e do Amor que nos faz irmãos, num só coração e numa só alma; membros do Corpo Místicos de Jesus Cristo. O Pentecostes deve restaurar em cada um de nós seminarista, a alegria de ser vocacionado de Deus, escolhido e eleito para servir a Igreja por amor a CRISTO; sendo Ele o ápice da vida consagrada. Aqui recordo as palavras do padre Eduardo Braga  citando o Papa Emérito Bento XVI quando se dirigiu aos párocos de Roma na Lectio Divina em março de 2011: “… O Espírito Santo nos constitui; ou seja, o sacerdócio não é uma realidade na qual se encontra um trabalho, uma profissão útil, bonita, agradável e que se escolhe. Não! Somos constituídos pelo Espírito Santo. Só Deus pode escolher os seus sacerdotes e, se sermos escolhidos, somos escolhidos por Ele”.

Amados irmãos seminaristas, o meu desejo é que Pentecostes seja uma força animadora para as nossas vocações. Certo de que, se abrimo-nos de coração sincero à ação do Espírito santo seremos curados e ungidos e nos tornaremos apóstolos do Espírito, vivamos hoje novamente um Pentecostes renovado para a IGREJA. Entusiasmado em viver e proclamar com alegria a Palavra de Deus, sejamos propagadores da CULTURA de Pentecostes, no nosso Seminário, na nossa pastoral, na nossa Universidade… Enfim, por onde passarmos.

Que Nossa Senhora de Pentecostes nos ensine a viver segundo o Espírito, para que no cotidiano saibamos responder positivamente ao chamado do Senhor.

Em Cristo,

William Francisco da Silva
Seminarista da Diocese de Caruaru – PE
Coordenador Nacional do Ministério para seminaristas – RCC Brasil