“Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus”. (Cl 1,18b-20).

Espiritualidade: Aprouve a Jesus Cristo reconciliar-nos com Deus nos libertando do pecado pelo preço do seu próprio sangue. Portanto, como intercessores, precisamos viver a vida de libertos conquistada pelo Senhor Jesus.
Mas libertar-se de quê? Para quê?
Precisamos nos libertar de tudo que impede nossa comunhão com o Senhor. Muitas vezes encontramos dificuldades em exercer o ministério quando não estamos libertos ou ainda apresentamos atitudes do “homem velho”.
São Paulo, ainda na carta aos colossenses (cf. Cl 3,5-10) lista algumas atitudes do homem velho que precisamos renunciar para que Cristo nos renove pela ação do Espírito Santo e assim possamos estar plenificados desse mesmo Espírito.
Alguns costumes às vezes encontram-se tão enraizados em nós que para que possam ser quebrantados pelo Senhor, é necessária uma renúncia verbal e pessoal. A oração de renúncia deve ser expressa e devemos assumir, professando a nossa fé, que Jesus Cristo é o Senhor, o qual Deus o constituiu no poder do Espírito Santo.
Como intercessores necessitamos estar intimamente ligados a Deus, para que todas as nossas atitudes sejam movidas pelo ação do Espírito Santo. É preciso que nossa natureza humana esteja livre e mortificada de tudo que é terreno, caso contrário encontraremos barreiras (criadas por nós mesmos), tanto no momento da oração pessoal, quanto na oração da equipe de intercessão.
O intercessor é um reparador de brechas dos irmãos, mas elas devem também ser reparadas nele próprio. Devemos deixar que o Espírito Santo sonde nossa alma e vá cada vez mais nos restaurando à imagem e semelhança daquele que nos criou. Precisamos trazer nossas vontades, desejos, sentimentos, emoções, cativos à vontade de Cristo (cf. II Cor 10,5), de forma que um dia possamos dizer como S. Paulo: ”Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).
Não há libertação sem arrependimento e confissão dos pecados. Devemos pedir que o Espírito Santo venha em auxílio às nossas fraquezas e concupiscências para que sejamos libertos e pelo Senhor transformados.

O intercessor deve buscar restaurar e manter liberta sua alma:
1. Na mente (cf. Rm 12,2) – Renovar a mente com a leitura da Palavra de Deus;
2. Na vontade (cf. Gl 2,20) – Manter nossas vontades e ego submissos ao Senhorio de Jesus. Ex.: Temperamento difícil, com resistência a mudanças e a acolher as diferenças das pessoas (principalmente os irmãos de caminhada).
3. Nas emoções (cf. Hb 12,15) – Não deixemos nossos sentimentos motivarem atitudes contrárias ao desejo de Deus e deixemos que Ele cure nossos sentimentos.

Reflexão Pessoal: Na oração pessoal, reflita quais são as motivações de seus sentimentos (se do “homem velho” ou do “homem novo”, regenerado pela graça de Deus) e faça uma oração de renúncia no que for detectado conforme os três itens acima descritos. Sugestão para reflexão: Ef 4,17-24, Cl 3,5-10 ou Gl 5,17-21.
Nesse mês de maio aproveite para rezar o rosário ou o terço nessa intenção.

Orientação Prática: Aconselha-se no início da reunião da equipe de intercessão se fazer em equipe uma breve oração de renúncia e libertação.

Atenção: Durante o ano de 2004 está acontecendo a Campanha Nacional de Intercessão que se chama: LEVANTA BRASIL! Esse mês os Estados responsáveis são: Rondonia e Espírito Santo, caso ainda não saiba, veja no site da RCC: www.rccbrasil.org.br/antigo/ ou na revista Renovação de Janeiro/Fevereiro de 2004.

Intenções do Mês

• Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II e sua saúde e intensifiquemos a oração pela Paz mundial, principalmente pela falta de perdão e amor entre os povos.

• Pelos Bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos(as), para que vivam intensamente o chamado de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo e pelo Projeto Nacional de Evangelização: Queremos Ver Jesus – Caminho, Verdade e Vida.

• Pelos governantes das nações, para que pela Sabedoria de Deus possam governar, promovendo uma justiça social e assim reine a Paz no mundo.

• Pelo Conselho Nacional da RCC, seu presidente Reinaldo B. dos Reis e todas as Comissões e Ministérios, para que o Espírito Santo continue a conduzir a RCC.

Escritório Nacional da RCC
Cadastre-se, enviando seu nome
e endereço completo para:
rccbrasil@rccbrasil.org.br
Tel.(0xx15)211-3339

Coordenador Nacional do
Ministério de Intercessão:
Vicente G. de Souza Neto
martmari@terra.com.br
Tel.: (0xx21)2254-8450